• Home
  • Programação
  • 2017 - Formação em Ética
    Princípio da Conexão.
    Fundamentos biológicos e filosóficos para uma ética aplicada e em transformação
Programação
2017 - Formação em Ética
Princípio da Conexão.
Fundamentos biológicos e filosóficos para uma ética aplicada e em transformação

3 de março a 2 de dezembro de 2017

Com Fernando Stanziani, Basilio Pawlowicz, George Barcat, José Romão Trigo de Aguiar, Lia Diskin e professores convidados


O descompasso entre as instituições e a vida real cria dissonâncias cada vez mais estridentes. Os modelos de identidade pessoal e familiar tradicionais já não dão conta da realidade. A economia global estimula a ilusão de segurança e conforto – que se choca com sentimentos de pessimismo diante dos problemas ambientais e sociais cada vez mais evidenciados pelas mídias. A genética nos aproxima da vida animal e as ciências cognitivas das máquinas inteligentes, enquanto as máquinas são projetadas para ganhar qualidades humanas.

Esse novo mundo dissonante, onde conservação e inovação, tradição e atualidade tencionam os espaços sociais, empresariais, escolares e políticos, nos lança num enigma ético. Ele revela a fragilidade do ser humano, que já não consegue se ver como senhor da criação, mas tampouco enxerga com clareza a cartografia ética que poderá viabilizar um futuro de interação saudável consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

Novos tempos demandam novos olhares da ética. Cada ser humano se vê convocado a reanimar sua sensibilidade para rever crenças e valores e alcançar um sentido mais profundo, essencial, verdadeiro e realista de nossas conexões e pertencimento com a vida em todos os seus aspectos.

Como identificar com clareza os dilemas éticos nos conflitos? Quais as responsabilidades pessoais e coletivas para com os valores éticos? Como orientar recursos e coragem pessoais para agir eticamente? Como analisar uma decisão ética complexa? Balanceando a base teórica sólida com boa dose de atividades práticas, o curso fornece uma compreensão sobre a natureza da ética e os dilemas éticos mais comumente encontrados nos agrupamentos humanos.

Nesse tempo de globalização, emerge uma Ética do Pertencimento, um espaço de criação de novas configurações de relacionamento – de encontros que favoreçam a vida biológica, social, política e econômica neste nosso planeta de recursos finitos e valores sustentáveis.




Calendário 2017 

3, 4 e 5 de março           4, 5 e 6 de agosto
7, 8 e 9 de abril               1 e 2 de setembro
5 e 6 de maio           6, 7 e 8 de outubro
2, 3 e 4 de junho          10 e 11 de novembro
7 e 8 de julho            1 e 2 de dezembro


Horários:

Sextas-feiras das 19h30 às 21h30
Sábados das 9h às 17h30
Domingos das 9h às 12h

Público
• Educadores
• Formuladores e responsáveis por Políticas Públicas
• Líderes e dirigentes de organizações dos três setores da economia
• Profissionais e voluntários que atuam nas áreas Jurídica, Sustentabilidade, Ética, Compliance, Auditoria e Gestão de Riscos
• Membros de Comitês/Comissões de Ética/Conduta


Programa

• Conceitos.
• História da Ética.
• Fundamentos biológicos da moral e da ética.
• Teorias Éticas: Ética da Virtude. Deontologia. Consequencialismo. Emotivismo. Naturalismo.
• Ética Normativa e Ética como Arte da Convivência.
• Ética Comportamental. Por que pessoas boas “pisam no tomate”? O papel dos líderes e o poder do exemplo.
• Princípios da Tomada de Decisões:
          − O funcionamento da mente nos processos de escolha.
          − Escolha Racional. Riscos e Aceitação de Riscos.
          − Regras para decidir e violações de regras.
          − Como extrair conhecimento da experiência, criar significados e ampliar a consciência.
           − Como usar as Teorias Éticas para fazer escolhas.
• O trabalho do eticista. O que é e quais são os campos da atuação. Limites e responsabilidades.

Clique aqui
para ver a bibliografia completa


Professores

Basilio Pawlowicz, Filósofo e educador. Cofundador da Palas Athena. Mentor, orientador e professor de programas e projetos sócioeducativos voltados ao encontro das culturas e dos saberes.

Fernando Stanziani, Psicólogo, psicoterapeuta e engenheiro. Mestre pelo Programa de Estudos de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP, especialista em Psicologia Analítica (C. G. Jung) pelo Instituto Sedes Sapientiae - SP. Consultor empresarial em desenvolvimento humano e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética.
 

George Barcat, conselheiro e professor da Associação Palas Athena. Especialista em Ética Empresarial. Membro fundador do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa (ICIC). Analista de Sistemas. Professor de ética, filosofia e ética empresarial.

José Romão Trigo de Aguiar, Médico homeopata, psicoterapeuta e professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente da Palas Athena. Fundador da Soc. Univ. Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Professor do Curso de Formação de Terapeutas – FONTE, do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em “Jogos Cooperativos” – UNIMONTE e do Curso de Especialização em Medicina Comportamental – ligado à UNIFESP; Membro da Diretoria do Instituto de Cultura Homeopática – Escola de Homeopatia. Coordenador do Projeto Social Agentes de Cidadania (capacitação de jovens) – IAKAP. Co-autor do livro Homeopatia da coleção Para Saber Mais – Editora Abril. 

Lia Diskin, Jornalista especializada em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez (Buenos Aires). Realizou estudos sobre as Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia. Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia. Responsável pelas visitas do Dalai Lama ao Brasil. Cofundadora da Palas Athena, criadora e mentora de programas educacionais e projetos sócioeducativos, de redes de parti cipação cidadã e parcerias dos mais diversos setores da sociedade. Coordenadora do Comitê da Cultura de Paz - um programa da UNESCO. Criadora do programa de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas que há 8 anos é ministrado para a formação de profissionais da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde - Prefeitura de São Paulo. Esse programa é adotado em escolas de educação formal e como disciplina eletiva na UNIFESP. 


Processo de pré-inscrição:


1. preenchimento do formulário de pré-inscrição; clique aqui 
2. confirmação/aprovação da Palas Athena;
3. pagamento da primeira parcela conforme orientação a ser recebida.

Resposta do processo de pré-inscrição a partir do dia 9 de janeiro.
Informações e dúvidas: contatocef@palasathena.org.br

Inscrição e Formas de Pagamento:

Valor : 10x R$ 560,00
- Boleto bancário 
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

Confirmação da inscrição - mediante pagamento da primeira parcela.


Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do curso