Programação
2017 - Formação em Práticas Corporais da Tradição Chinesa

3 de março a 3 de dezembro de 2017

Com Maria Lucia Lee, Jaime Kuk, Mônica Simas e professores convidados


A Organização Mundial da Saúde, já há alguns anos, recomenda a adoção de práticas integrativas e complementares em saúde como via para o combate às doenças ligadas ao sedentarismo e à inatividade. De fato, esforços de integração e transdisciplinaridade unindo práticas tradicionais e modernas vêm desempenhando importante papel no surgimento de novos paradigmas na área da educação do corpo para a saúde.

Se o corpo é lugar de visibilidade da conexão entre natureza e cultura, então os cuidados com o corpo devem ser pensados não apenas na dimensão biológica, mas também filosófica e relacional.

A presente Formação em Práticas Tradicionais Chinesas tem esse intuito, de inserir os exercícios terapêuticos da tradição chinesa no contexto da visão de mundo segundo a qual estamos sempre em busca de um equilíbrio, necessariamente dinâmico, em uma condição polarizada entre yin e yang.

Profissionais de diversas áreas vêm trabalhando com as artes corporais chinesas, sem, no entanto, ter acesso a essas técnicas como fruto de um conhecimento consolidado, consistente e de qualidade, como se propõe neste curso de Formação.

Programa
• O corpo de Qi
• Como surgiu a Medicina Chinesa e principais características de todas as práticas da tradição
• Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa
• Introdução ao pensamento Chinês
• Introdução a fonética da língua chinesa (Pin Yin)
• Alimentação na Medicina Tradicional Chinesa
• Teoria dos Meridianos e Qigong dos Meridianos
• Praxis de exercícios terapêuticos no cotidiano
   - Prática matinal
   - Balançar as mãos
   - Autopercussão para vitalidade
   - Automassagem Dai Yin
• Liangong em 18 Terapias Anterior
• Liangong em 18 Terapias Posterior
• Liangong em 18 Terapias Continuação (I Qi Gong)
• Seis Sons
• Qigong dos Meridianos


*Certificação da Associação Palas Athena e da Associação Brasileira de Liangong em 18 terapias. 



Calendário 2017 

3, 4 e 5 de março               4, 5 e 6 de agosto
7, 8 e 9 de abril                  1, 2 e 3 de setembro
5, 6 e 7 de maio                  6, 7 e 8 de outubro
2, 3 e 4 de junho                10, 11 e 12 de novembro
7, 8 e 9 de julho                  1, 2 e 3 de dezembro


Horários:

Sextas-feiras das 19h30 às 21h30
Sábados das 9h às 17h30
Domingo das 9h às 12h


Objetivo
a) Transmitir os conhecimentos práticos e teóricos das artes corporais da Medicina Tradicional Chinesa, de tal forma que o participante seja capaz de integrá-los à sua área de conhecimento profissional, utilizando-os com competência e adequação às necessidades advindas de seu trabalho;
b) Compreender o pensamento chinês, com ênfase no princípio de yin/yang, desenvolvendo capacidades de discernimento quanto aos quadros de desequilíbrio, e as vias para a busca do equilíbrio dinâmico ao longo da vida;
c) Obter a habilidade para integrar as técnicas orientais e ocidentais no ato terapêutico;
d) Desenvolver competências práticas na execução dos exercícios, tendo em vista a obtenção de resultados terapêuticos;
e) Diferenciar as síndromes e estabelecer os exercícios mais apropriados para cada caso, bem como suas estratégias de aplicação.


Professores

Jaime Kuk, biólogo formado pelo Instituto de Biociências da USP. Desde 1990 trabalha no ensino de Práticas Corporais Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa e de Tai Ji Quan estilo Yang e estilo Chen, voltado para fins terapêuticos. Participou de três edições do Campeonato de Liangong em 18 Terapias em Shangai na China, onde além das competições participou do primeiro curso para instrutores. É membro fundador da Associação Brasileira de Qigong para Saúde. Ministra cursos de formação, supervisão, aulas regulares e palestras de diversas técnicas de exercícios terapêuticos chineses em todo o Brasil, para Secretarias Municipais de Saúde, SEBRAE, SESC, empresas e organizações da sociedade civil. Atua como professor em diversos parques e espaços de São Paulo. É professor permanente na Palas Athena.

Maria Lucia Lee, nasceu em Taiwan em 1949 e veio ao Brasil aos dois anos de idade. Formou-se no Instituto de Física da USP. Desde 1982 dedica-se ao trabalho de pesquisa e ensino das artes corporais chinesas e sua filosofia. Desde então introduziu no Brasil diversos métodos de exercícios terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa divulgando-os através de publicações, DVD´s e cursos. É professora permanente na Palas Athena. Lecionou no Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp (SP). Autora dos livros "Lian Gong em 18 Terapias" e "Treinamento Perfumado - Níveis 1 e 2".


Mônica Simas é professora da USP e voluntária na Palas Athena. Pesquisadora das relações luso-chinesas, com predominância sobre os estudos da Literatura de Macau. Começou a praticar qi gong e tai ji quan com Wu Jyh Cherng, em 1982. Aprofundou seus conhecimentos, a partir dos anos 90, dedicando-se aos estudos do pensamento chinês, textos sagrados do taoísmo e clássicos da cultura chinesa, como "Tao Te Ching", "Yin Fu Ching", entre outros.



Processo de pré-inscrição:


1. preenchimento do formulário de pré-inscrição; clique aqui 
2. confirmação/aprovação da Palas Athena;
3. pagamento da primeira parcela conforme orientação a ser recebida.

Resposta do processo de pré-inscrição a partir do dia 10 de janeiro.
Informações e dúvidas: contatocef@palasathena.org.br


Inscrição e Formas de Pagamento:

Valor : 10x R$ 590,00
- Boleto bancário 
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

Confirmação da inscrição - mediante pagamento da primeira parcela.