Programação
O Texto Literário: A Linguagem da Prosa

Com Rogério Hafez
2 a 23 de fevereiro de 2017, quintas-feiras, das 14h às 16h30


A exemplo do curso “A linguagem da poesia”, este curso tem caráter introdutório e é voltado especialmente às pessoas que se interessam ou se encantam pela prosa, mas sentem dificuldades em sua leitura e desejam conhecer melhor alguns instrumentos de apreciação e análise literária. O curso visa familiarizar o aluno com algumas das principais características da prosa artística, tal como entendida e praticada na história literária do Ocidente. O objetivo é capacitar o leitor para que seja capaz de apreciar, de modo mais sensível e consciente, a beleza, a densidade e a variedade dos diversos estilos que compõem a tradição da prosa literária.

O curso mescla exercícios práticos de leitura e fruição de textos de grandes prosadores a algumas exposições teóricas, em que se discute a distinção convencional entre “poesia” e “prosa” e se revê a história do conceito de prosa literária. A rica tradição da prosa é assim apresentada e revista em alguns momentos importantes da cultura ocidental, desde suas primeiras manifestações na antiguidade greco-romana, até chegar às grandes transformações promovidas pelo Romantismo, pelo Realismo e pela cultura moderna e contemporânea.

São lidos no curso trechos selecionados dos maiores prosadores da língua portuguesa, como Guimarães Rosa, Machado de Assis, Eça de Queirós, António Vieira. Também são lidos, em tradução e por vezes com o cotejo do original, fragmentos de obras de grandes romancistas e contistas universais, como Marcel Proust, Gustave Flaubert, Edgar Poe, Herman Melville, Lewis Carroll, Franz Kafka. O curso se encerra com um debate sobre a ruptura dos gêneros e alguns dos novos passos da literatura dados pelo Modernismo e pelas vanguardas do século XX.



 

 



Programa
1. Poesia e prosa: revendo uma distinção
Os conceitos de poesia, verso e prosa na antiguidade greco-latina. A prosa literária e outros tipos de prosa. A “função poética” da linguagem, segundo o linguista Roman Jakobson, e sua aplicação à prosa.
Leituras: excertos de Heródoto, Platão, Tucídides, Esopo, Lewis Carroll.

2. Elementos básicos na leitura da prosa
Breve história de alguns gêneros: a novela, o romance, o conto, a crônica moderna. O narrador e o foco narrativo. O enredo e a trama. Tipologia de personagens.
Leituras: excertos de Machado de Assis, Eça de Queirós, Guimarães Rosa, Rubem Braga.

3. Alguns estilos de época na prosa
Cultismo e conceptismo na prosa barroca. A revolução da prosa romântica, realista e naturalista. Algumas prefigurações da prosa moderna.
Leituras: excertos de António Vieira, Gustave Flaubert, Herman Melville, Edgar Poe.

4. Alguns caminhos da prosa moderna
A ruptura dos gêneros literários e algumas experiências da prosa na literatura modernista e pós-modernista.
Leituras: excertos de Marcel Proust, James Joyce, Franz Kafka, Jorge Luis Borges.
 


Docente

Rogério Hafez é professor de cursos livres, ensaísta, tradutor, consultor editorial e autor de obras didáticas de literatura portuguesa e brasileira. Foi professor de Grego Clássico no Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp. Formou-se em Letras pela USP (Português e Grego) e fez estudos de pós-graduação em Literatura Grega pela USP e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Suas publicações incluem os didáticos "Fernando Pessoa: Mensagem" e "Fernando Pessoa: Álvaro de Campos", além de ensaios sobre teoria literária e filosofia na Revista USP, diversos artigos sobre literatura na Folha de S. Paulo e traduções do grego, do inglês e do francês.