• Home
  • Programação
  • Seminário Internacional
    Qual a natureza da mente?
    Com Swami Nitya Chaitanya
Programação
Seminário Internacional
Qual a natureza da mente?
Com Swami Nitya Chaitanya

16 de fevereiro de 2017, quinta-feira, das 14h às 18h

Segundo a tradição do Vedanta, a mente, ou os pensamentos, não têm existência independente, são fenômenos transitórios – assim como a água, a espuma e as borbulhas parecem coisas distintas, embora sejam apenas água em diferentes estados. Essa percepção nos leva a buscar a fonte de todas essas formas, que é a água.

Observando a nós mesmos, percebemos que o corpo, a mente e o “eu” são transitórios. Mas há uma condição sem modificações, que não muda e que é a fonte de tudo. Há muitos nomes para essa condição: mukti, nirvana, liberação, Allah, Pai Celeste, Brahman ou vacuidade (shunya). A experiência desse estado não pode ser acessada por palavras, sensações ou sentimentos – é pura percepção.

Mas os seres humanos são capazes de vivenciá-lo. Nele se dissolvem todas as diferenças, e a paz, a alegria e a verdade prevalecem.



 

 



Docente

Swami Nitya Chaitanya é monge indiano, líder espiritual e presidente internacional do Jnana Mandiram. Simples e austero, ele é um homem de ação incansável, continuamente a serviço do Ashram Kuti desde 1969, incluindo um eremitério, biblioteca, uma escola para crianças carentes e um núcleo para a publicação das obras do Swami Tilak, com quem percorreu vários países. Sua sadhana e missão é preservar e espalhar a história de vida e os ensinamentos de seu mestre Babaji e de Swami Tilak. Seu cuidado, devoção e altruísmo inspiram a todos que têm a oportunidade de conhecer esse verdadeiro karma-yogi em ação.
  

Entrada Franca. Haverá Tradução.