Programação
O pensamento integral de Ken Wilber

Com Ari Raynsford
12 de agosto, 23 de setembro, 28 de outubro, 18 de novembro
sábados, das 9h às 17h30


Diante de tantas teorias científicas, saberes e tecnologias, às vezes esse mosaico de ideias pode nos confundir por parecer amplo, diverso e caótico demais.

A genialidade de Ken Wilber foi perceber que cada ramo do conhecimento vê uma parte da verdade, que precisa ser complementada e integrada a outros saberes.

Visando a facilitar a vida humana, no início da década de 70, aos 23 anos, Ken Wilber começou por fazer uma síntese das mais importantes tradições psicológicas, filosóficas e espirituais do Oriente e do Ocidente – depois incluindo as ciências físicas, humanas e outros saberes. Esta é a chamada Teoria Integral, um mapa do conhecimento, ou uma espécie de “GPS” de todos os saberes humanos para ajudar as pessoas a se situarem e procurarem soluções para si e para o mundo a seu redor.

Ken Wilber foi muito bem-sucedido em seu objetivo. No final dos anos 90 fundou o Integral Institute, congregando pesquisadores de dezenas de áreas do conhecimento, que passaram a aplicar a Teoria Integral em suas respectivas áreas.

Também nós podemos nos beneficiar dessa visão e descobrir o que nos complementa e como podemos nos integrar melhor ao nosso ambiente – construindo uma prática de vida integral pessoal.

Igualmente, a Teoria Integral nos ajuda a compreender os outros, situando-os no “mapa” da consciência e legitimando suas posições dentro do cenário maior.

A Teoria Integral organiza e coloca em perspectiva todos os saberes, promovendo a clareza e o encantamento diante da interligação de todos eles.

Este curso apresenta a Teoria Integral de forma muito didática e accessível.




 

 



Objetivos do curso
a) Expor em detalhes o Modelo Integral, ressaltando seus conceitos transformadores, abrindo caminhos e gerando oportunidades para a realização pessoal, profissional, familiar e comunitária.
b) Discutir a Prática de Vida Integral e seus efeitos no crescimento pessoal e interpessoal nos níveis do corpo, mente e espírito.


Grandes Temas
a. O espectro da consciência;
b. A espiral do desenvolvimento;
c. A complexidade humana. 


Docente

Ari Raynsford é Doutor em Engenharia Nuclear e Mestre em Engenharia Mecânica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estudioso da obra de Ken Wilber há 25 anos, nos últimos 17 anos tem se dedicado a divulgá-la, ministrando cursos e palestras, coordenando grupos de estudo e traduzindo livros e artigos.