• Home
  • Programação
  • E agora, Drummond? - Uma releitura de sua poesia, nos 30 anos da morte do poeta
Programação
E agora, Drummond? - Uma releitura de sua poesia, nos 30 anos da morte do poeta

Com Rogério Hafez
5 a 26 de setembro de 2017, terças-feiras, das 14h às 16h30

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) é o maior poeta brasileiro do século XX e, ao lado de Camões e Fernando Pessoa, um dos maiores mestres de toda a poesia em língua portuguesa. Nos 30 anos de sua morte, este curso faz uma homenagem a Drummond por meio da releitura atenta dos principais poemas que compôs ao longo de sua vida, incluindo alguns poemas que permaneceram inéditos e só foram publicados após o seu falecimento.

O curso apresenta as diversas fases e faces de Drummond, destacando sobretudo as qualidades intrínsecas de sua poesia, sem esquecer, porém, do poder da aguda reflexão e da consciência crítica do autor de "A Rosa do Povo" e "Sentimento do Mundo", que levaram o poeta muitas vezes a uma experiência de impasse, que continua atual e que ganhou nele sua expressão lapidar, em poemas célebres como “No meio do caminho”, “José” e “A flor e a náusea”.

O percurso vai desde os poemas irônicos e bem-humorados do livro de estreia, "Alguma Poesia", até os poemas mais profundos de sua maturidade, como “A máquina do mundo” e “Relógio do Rosário”, de "Claro Enigma", passando pelos admiráveis poemas de reflexão sobre a arte poética, como “Procura da poesia” e “Consideração do poema”, que elevaram a literatura brasileira a um novo patamar. Passa também pelas muitas surpresas de sua lírica amorosa, cujo intenso erotismo, de corpo e alma, carnal e espiritual, já se insinuava nos primeiros versos de Drummond e se tornou absolutamente franco nos seus últimos livros, como em O amor natural (1992), algo sem par em nossa literatura.

O curso apresenta também, neste ano em que se destaca o imenso legado de Drummond para toda a cultura brasileira, diversos depoimentos de escritores, críticos e pensadores sobre a arte e a importância desse autor fundamental.



 

 


 


Programa

 

1. Introdução
A vida e a obra de Drummond e seu contexto histórico
As múltiplas “faces” e “fases” de um grande poeta

2. A visão política na poesia de Drummond
O impacto social e político na lírica de Drummond
De "Sentimento do Mundo" (1940) a "A Rosa do Povo" (1945)

3. Tempo, amor e erotismo na poesia de Drummond
Algumas surpresas do lirismo amoroso de Drummond
De "Alguma Poesia" (1930) a "O Amor Natural" (1992)

4. A compreensão da poesia em Drummond
A evolução da visão da arte poética em Drummond
De "Alguma Poesia" (1930) a "Lição de Coisas" (1962)


Docente

 Rogério Hafez, professor de cursos livres, ensaísta, tradutor, consultor editorial e autor de obras didáticas de literatura portuguesa e brasileira. Foi professor de Grego Clássico no Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Português e Grego, e fez estudos de pós-graduação em Literatura Grega pela USP e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Suas publicações incluem os didáticos "Fernando Pessoa: Mensagem" e "Fernando Pessoa: Álvaro de Campos", além de ensaios sobre Teoria Literária e Filosofia na Revista USP, diversos artigos sobre literatura na Folha de São Paulo e traduções do grego, do inglês e do francês.