• Home
  • Programação
  • 2018 - Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso
Programação
2018 - Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso

Mediação, Conciliação, Negociação, assim como os Processos Circulares, Círculos Restaurativos e as Conferências de Grupo Familiar, são práticas sistêmicas, pautadas em abordagens não adversariais que permitem a desconstrução, transformação ou resolução dos conflitos construtivamente.

Em instituições/sociedades plurais e democráticas é comum a presença de conflitos em decorrência de expectativas, valores e interesses diferentes que não podem ou aparentam não poderem ser atendidos ao mesmo tempo. Surge, portanto, demanda para as abordagens de solução de conflito a serem ministradas neste Curso de Formação.

Técnicas de comunicação onde o diálogo desempenha um papel central na qualificação da escuta e, consequentemente, na possibilidade de aproximação e entendimento mútuo, abrem espaços para todos os envolvidos – seja nas relações familiares, nas empresas, instituições, comunidades ou equipes de criação compartilhada.

Pensamento reflexivo, identificação de cenários emocionais e produção coletiva de conhecimento integram a metodologia desta Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso em 10 módulos.

Os Processos Circulares de Kay Pranis, de inspiração em povos indígenas canadenses e americanos, foi incluída na metodologia do curso por propiciar efetiva participação de cada um nos contextos e atividades em grupo, ampliando as potencialidades da escuta qualificada durante os relatos individuais de percepções e experiências.



Estrutura da Formação:


- Etapa Teórico-Prática com simulação de casos: 10 módulos presenciais e mensais com 11 horas cada módulo.

- Etapa Prática-Supervisionada: estágio de acompanhamento de casos reais de Mediação de Conflito. Dirigida aos participantes da Formação em Mediação que desejam atuar na qualidade de Mediador e que cumpram os pré-requisitos necessários.

As datas da Etapa Prática são estabelecidas a partir da formação dos grupos e a carga horária mínima é de 80 horas. Após o cumprimento das horas será aferido o estado de aptidão para a Mediação, consoante as recomendações das instituições de referência: FONAME, CONIMA ou CNJ. A certificação será dada àqueles que cumprirem o mínimo de 40 sessões e forem aprovados na avaliação final.

O Curso iniciará em março de 2018, atendendo a trinta interessados, através de atividades teórico vivenciais.

O ensino-aprendizagem se dará pela pedagogia incidental na visão de Vygotsky sobre o aprendizado, ou seja, caminha do interpessoal para o intrapessoal. Partindo-se de uma situação de classe, um assunto que surge inesperado no contexto geral apresentado por um participante, é acolhido e correlacionado aos temas da formação que está sendo abordado e assim, articulado no contexto geral. Essa plasticidade pode contribuir para alterações na ordem estabelecida no programa do curso, sem que haja perda do conteúdo.

As aulas acontecerão em finais de semana pré-estabelecidos, entretanto, qualquer mudança que ocorra visará atender às singularidades de sua proposta uma vez que o Ensino incidental é vivo, presente e plástico, ajustando o programa da melhor forma, para que atenda o processo de aquisições conceituais e práticas do grupo.




Calendário 2018

23 e 24 de março           24 e 25 de agosto
27 e 28 de abril            28 e 29 de setembro
25 e 26 de maio             26 e 27 de outubro
22 e 23 de junho           23 e 24 de novembro
27 e 28 de julho           14 e 15 de dezembro



Horários:
Sextas-feiras: 18h a 21h45
Sábados: 9h a 18h

Carga horária da Etapa Teórico-Prática: 110 horas + carga extra curricular de leituras   

Por se tratar de uma formação com número de vagas limitadas, solicitamos o comprometimento com as datas agendadas, já que não existe a possibilidade de outros interessados ingressarem após o início do curso.


Objetivos


Foco do aluno:

- construir conhecimento através dos conceitos, reflexão e vivência compartilhada;
- desenvolver habilidades na área da Comunicação;
- compreender o diálogo como elemento central da escuta qualificada e, consequentemente, da possibilidade de aproximação e entendimento mútuo;
- dominar técnicas autocompositivas de solução de conflitos e sua aplicação prática;
- dominar a dinâmica do processo de mediação, da facilitação de diálogo e da construção de consenso e os pressupostos teóricos e práticos que as embasam.
- desenvolver habilidades para a convivência com transparência, cooperação e alteridade;
- ampliar os instrumentos e recursos para a pacificação social, através do uso de ferramentas de diálogo colaborativo.

Foco Institucional

- conscientizar sobre a política pública de tratamento adequado de conflitos;
- trazer à reflexão o conflito e seus vários aspectos;
- estimular a criatividade e a consciência nas fases do processo de aprendizado e de prática;
- dar a conhecer (informar) sobre panorama nacional e internacional dos meios alternativos de solução de conflitos e principais métodos existentes;
- oportunizar a colaboração e disseminação de valores fundantes das práticas restaurativas, visando melhor abordagem para os conflitos e qualidade nas relações entre pares, familiares e amigos, bem como em equipes e colegas e em espaços sóciotécnicos;
- capacitar as pessoas/profissionais para o uso de técnicas de diálogo e de mediação visando a prevenção e a desconstrução/transformação de conflitos através de uma abordagem transdisciplinar, com responsabilidade, pensamento crítico, reflexivo e generativo.


Professores-coordenadores



Dra. Celia Passos, coordenadora da Formação, professora e parceira da Associação Palas Athena. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Diploma Universitário em Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, Suíça e Argentina; MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Post MBA pela FDC-Kellogg School of Management, Chicago. Pesquisadora, docente, diretora e fundadora do ISA-ADRS – Instituto de Soluções Avançadas onde presta consultoria em Gestão de Conflitos. Membro do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Docente em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (MASCs) e Práticas Restaurativas. Co-organizadora do Curso de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos em Segurança Cidadã - Projeto Piloto RJ coordenado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública (2007). Membro do Fórum Permanente de Mediação e Práticas Restaurativas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RJ. Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.


Dr. Cássio Teixeira de Macedo Filgueiras
, advogado e mediador treinado pelo Centre Jeunesse de Montreal, Canadá. Formado em Direito pela Universidade Ibirapuera e em Economia pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Vice-presidente da RIMI – Rede Internacional de Mediadores Interdisciplinares, instituição fundadora do FONAME – Fórum Nacional de Mediação. Coordenador e palestrante nas Conferências Internacionais, Jornada de Estudos Brasil Canadá e Novas Perspectivas em Mediação.


Juliana Polloni
, graduada em Direito na UNESP, mestre em Direito pela UNAERP e doutora em Serviço Social pela UNESP, é mediadora formada pelo Instituto ConversAções de Mediação de Conflitos, conciliadora e mediadora no CEJUSC Central de São Paulo e no Fórum Central João Mendes Júnior, e mediadora privada. Docente em cursos de capacitação de mediadores, instrutora de mediação e supervisora de mediadores certificada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Corpo docente completo (2018)  clique aqui

Para informações sobre AVALIAÇÃO e CERTIFICAÇÃO  clique aqui



Processo de pré-inscrição


1. preenchimento do formulário de pré-inscrição - clique aqui para preencher o formulário;
2. confirmação/aprovação da Palas Athena;
3. pagamento da primeira parcela conforme orientação a ser recebida.

Resposta do processo de pré-inscrição a partir do dia 16 de novembro.
Informações e dúvidas: contatocef@palasathena.org.br ou (11) 3050-6188

 
 

Inscrição e Formas de Pagamento

Valor : 10x R$ 630,00
- Boleto bancário 
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

Confirmação da inscrição - mediante pagamento da primeira parcela.
Vagas limitadas. Serão preenchidas pela ordem de inscrição até o total de 30.

Atenção: o investimento para os 10 módulos é referente à Etapa Teórico-Prática (não inclui os estágios).
Valor para a Etapa do Estágio Supervisionado (80 horas conforme estado de aptidão): 12 parcelas de R$ 495,00.



Parceria e realização:
Associação Palas Athena e ISA-ADRS