Programação
O Desenvolvimento da Presença através dos Sentidos

Com Gabriel Vanzella
31 de janeiro de 2018, quarta-feira, das 19h30 às 21h30

Quantas vezes ouvimos chamarem alguém alienado da realidade de uma pessoa “zen”? Ou que uma pessoa que medita torna-se apática? Será que as práticas meditativas nos afastam da realidade?

Nada mais equivocado do que interpretar a postura estática e serena do praticante de meditação como um sinal de imobilismo e indiferença. A prática da meditação pode ser entendia como a prática de "ser-e-estar" no mundo, atento ao momento presente e participando ativamente dele.

A utilização da atenção na percepção das sensações pode ser utilizada com esse intento, por isso aprenderemos a empregar os sentidos como âncoras nas práticas atencionais, a fim de fortalecer as habilidades que serão utilizadas nas práticas meditativas.





 


 

Docente
Gabriel Vanzella, Economista formado pela FEA-USP (Universidade de São Paulo), pós-graduado em Finanças pelo Insper, com atuação no mercado financeiro. Multiplicador do Curso de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas da Associação Palas Athena, pelo qual se formou em 2016.