Programação
Imagens do Self
Uma janela para a eternidade

Com Vera Lucia Paes de Almeida
23 de fevereiro de 2018, sexta-feira, das 14h às 16h


Vamos abordar neste encontro a visão de C. G. Jung sobre a psique a partir do conceito do Self. A ideia do Self como centro e ao mesmo tempo como totalidade da psique nos desafia a ampliar nossa noção do ser humano. Além da dimensão do consciente, Jung nos descortina uma paisagem complexa e misteriosa do inconsciente profundo e seus arquétipos. Como ele mesmo diz:

“O termo ‘Self’ pareceu-me adequado para designar o substrato inconsciente, cujo expoente na consciência é o ego. (...) o Self é um existente a priori a partir do qual o ego se expande.”
“Em todo caso, deveríamos ser capazes de entender que a visualização do Self é uma ‘janela’ para a eternidade, ..., uma oportunidade para escapar do domínio sufocante de uma visão unilateral do mundo.” (C.G.Jung)

A proposta deste trabalho será ancorar a teoria junguiana em nossa vivência cotidiana e perceber se essas ideias podem nos ajudar a ter uma melhor compreensão de nós e de nossa atuação no mundo.




 


 

Docente
Vera Lucia Paes de Almeida, Psicóloga e psicoterapeuta junguiana. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).