• Home
  • Programação
  • VAGAS ESGOTADAS: O Encontro, em Diálogo Possível
    Martin Buber, David Bohm e
    Marshall Rosenberg
Programação
VAGAS ESGOTADAS: O Encontro, em Diálogo Possível
Martin Buber, David Bohm e
Marshall Rosenberg

Com Lia Diskin
2, 3 e 4 de março de 2018
sexta-feira das 19h30 às 21h30, sábado das 9h às 17h30, domingo das 9h às 13h


Devido à grande demanda, foi criada uma nova turma em 15, 16 e 17 de junho.
Clique aqui para se inscrever.

"Entre o que eu penso,
o que quero dizer,
o que digo e
o que você ouve,
o que você quer ouvir e
o que você acha que entendeu
há um abismo"
Alejandro Jodorowsky

O "entre" é o espaço onde o diálogo emerge como promessa e ação propositiva que visam ao encontro - reconhecimento mútuo de vulnerabilidade e, paradoxalmente, fonte de novos saberes que liberta do autoengano e dos pressupostos a respeito de si mesmo e do outro.

Um filósofo (Buber), um físico (Bohm) e um psicólogo (Rosenberg), partindo de uma visão de mundo dialógica, oferecem a experiência que conquistaram em um território pouco frequentado pelos pensadores de sua época: a filosofia do Diálogo. Nos mapas que conceberam, método e prática põem em evidência nossos valores subjacentes; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões mentais que acompanham nossos pensamentos e decisões; as narrativas culturais que teceram nossa subjetividade; a memória que ora oculta, ora ilumina um repertório descontínuo de "fatos".

Cultivar a empatia, a qualificação da escuta, o pensamento participativo e a compreensão genuína são alguns dos passos que os três gigantes na arte de se comunicar sugerem para celebrar não só a palavra, mas o propósito de estar junto na e em relação, isto é, em reciprocidade.


Referências do conteúdo e das práticas:
"Eu e tu", de Martin Buber; "Diálogo - comunicação e redes de convivência", de David Bohm, e "Comunicação não violenta", de Marshall Rosenberg.




 

 



 

Docente
Lia Diskin, Formada em Jornalismo, com especialização em Crítica Literária. Cofundadora da Associação Palas Athena e criadora de dezenas de programas culturais e socioeducativos, Coordenadora do Comitê para a Década da Cultura de Paz – um a parceria Unesco/Palas Athena. Conhecida internacionalmente por seu trabalho em favor dos Direitos Humanos e do pacifismo, na celebração dos 60 anos da Unesco, foi agraciada com o Diploma de Reconhecimento pela sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz. Recebeu os prêmios Trip Transformadores; de Difusão dos Valores Gandhianos da Jamnalal Bajaj Foundation; VIII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Autora de: "Cultura de Paz – Redes de Convivência" (SENAC), "Não Violência Doméstica" (Instituto Avon) e "Vamos Ubuntar – um convite para cultivar a paz" (UNESCO), entre outros. Autora e coordenadora de inúmeros projetos, entre eles o Projeto Gandhi e a Não Violência, realizado junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo.