Programação
Processos circulares e diálogo colaborativo

Com Celia Passos
26 a 28 de abril de 2018, quinta-feira, sexta-feira e sábado, das 8h30 às 17h30

Dinâmica inspirada em povos de nações ancestrais americanas e canadenses para a criação de espaços de diálogo inclusivos e colaborativos, os Círculos oferecem recursos que propiciam interações pautadas em escuta profunda e norteadas pela ética do cuidado, reverberando para além do espaço de aprendizagem.

Público alvo
Todas as pessoas que têm interesse em desenvolver habilidades para o diálogo e alcançar decisões compartilhadas, pautadas no consenso. É útil no contexto empresarial, em relações de trabalho, ambiente escolar, familiar, vizinhança, para o trato de questões ambientais, na área da saúde, entre outros.

Temas
• Descrição e aplicação da metodologia dos Processos Circulares
• Os Círculos sob a influência da Teoria Ator-rede: a arte de construir junto
• Valores fundantes e elementos estruturais dos Círculos
• Fundamentos da construção de espaço seguro, inclusivo e colaborativo
• Estrutura dos Círculos – papéis e atribuições – articulação de bases teóricas e a prática
• Dinâmica dos Círculos e os processos colaborativos de construção conjunta
• Posturas éticas, dilemas, problemas e desafios dos Círculos enquanto dispositivo dialógico
• Experiências práticas da dinâmica dos Círculo e amplitude de aplicabilidade



 

 



  Docente

Celia Passos, coordenadora da Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso, professora e parceira da Associação Palas Athena. Doutora em Psicologia Social - UERJ. Mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Diploma Universitário em Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, Suíça. MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Post MBA pela FDC-Kellogg School of Management, Chicago. Pesquisadora, docente, diretora e fundadora do ISA-ADRS – Instituto de Soluções Avançadas, onde presta consultoria em Gestão de Conflitos. Membro do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Professora convidada das Escolas de Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) e São Paulo (EPM) e da Fundação Dom Cabral (FDC). Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RJ.