Programação
Narrativas de Cura - Da metanoia grega ao caminho pessoal

Com Ana Paula Navarro, Sandra Taiar e Vera Couto
15 e 16 de junho de 2018, sexta-feira das 19h às 21h30 e sábado das 10h às 17h

Desde épocas imemoriais, nós, humanos, criamos tempos e espaços dedicados ao cultivo das aspirações, crenças e artes da cura.

Hoje podemos dizer que a cura não mais precisa ser vista como propriedade exclusiva dos sacerdotes, curandeiros ou profissionais da saúde, mas como caminho a percorrer, individual e coletivamente.

Nossas percepções de cura e doença passam pelos valores culturais e pela compreensão do ser humano em suas relações consigo mesmo, com os outros seres e com os sistemas naturais.

Neste encontro, partiremos das narrativas de Delfos e rituais do Santuário de Epidauro, resgatando sua sabedoria com novos olhares, e nos aproximaremos das nossas próprias narrativas e caminhos de cura.

Em grupo, compartilhando histórias, sonhos, crenças e valores, teceremos expressões criativas que permitam uma ampliação de significados e repertórios sobre o tema.

É possível alargar nossa consciência sobre os caminhos curativos que já trilhamos ou que podemos trilhar em nossa vida. Buscaremos a passagem curativa/criativa entre aquilo que já não é mais para aquilo que pode vir a ser.

A metanoia grega nos convida a tocar as dimensões do sentir, do pensar, do fazer e do intuir.

Vamos?




 

 



Docentes

Ana Paula Navarro, Psicóloga, Psicoterapeuta e Educadora. Mestranda em Psicologia Clínica, Núcleo Junguiano - PUC SP. Pós-graduada em Jogos Cooperativos. Docente em programas socioeducativos e cursos livres em organizações públicas e privadas. Dedica-se ao desenvolvimento de pessoas e organizações a partir de metodologias de convivência e valorização da Cultura de Paz e Cultura da Cooperação.


Sandra Taiar, Psicoterapeuta há 30 anos. Dirige grupos de ensino e supervisão em Anatomia Emocional e Psicologia Formativa. Professora e Conselheira na Palas Athena, envolvida com o estudo e ensino das praticas voltadas para a Cultura de Paz na Palas Athena, em escolas e em organizações.


Vera Couto, Psicoterapeuta na abordagem junguiana; especialista credenciada pelo CRP em atendimento clinico e Psicologia Educacional; membro fundador da Areté - Centro de Estudos Helênicos - SP; coordenadora de grupos de estudos em Mitologia Grega.