Programação
Psicologia, Espiritualidade e Individuação

Com Vera Lucia Paes de Almeida
20 de julho de 2018, sexta-feira, das 14h às 16h


Nesse encontro, abriremos um espaço de reflexão sobre espiritualidade e religiosidade como dimensões da experiência que caracterizam o ser humano desde sempre, nas mais diversas culturas ao redor do planeta. Esses conceitos às vezes são usados como sinônimos, às vezes como antônimos, revelando uma névoa de imprecisão, tabus e confusão sobre o que tais experiências realmente significam para cada um de nós.

Para nos aproximarmos do tema, usaremos o referencial da psicologia analítica de C. G. Jung ao tentar apontar quais as possíveis convergências e divergências que envolvem essas questões e, sobretudo, refletir como podem atuar no campo da ética nas atividades do nosso cotidiano. Diz Jung sobre a individuação:

“A mais alta integração consiste, psicologicamente, em uma síntese entre consciente e inconsciente. ... O que é notável é que essa experiência é empírica (...) Ela é e continua sendo um segredo do mundo da experiência psíquica, e só pode ser entendida como um acontecimento espiritual.” (C.G.Jung)




 

 



  

Docente
Vera Lucia Paes de Almeida, Psicóloga e psicoterapeuta junguiana. Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).