Programação
Cancelado: Experiências de Diálogo

Com Lourdes Alves e Fernando Stanziani
9 de agosto a 25 de outubro de 2018, quintas-feiras, das 19h às 21h30

Este curso pretende criar um espaço de convivência e aprendizagem de Diálogo. Entre teoria e prática, serão introduzidos os conceitos básicos da obra de três grandes autores: David Bohm, Martim Buber e Marshall Rosenberg, que em diferentes épocas e contextos deram contribuições primorosas a esse tema.

Os tempos atuais parecem ser uma boa oportunidade de estudo e exercício do Diálogo, capaz de ampliar a percepção de si e da realidade, promover mudanças no modelo mental, compreender e respeitar diferentes pontos de vista e, principalmente, criar vínculos significativos nas relações com os outros.

"Em um Diálogo não há a tentativa de fazer prevalecer um ponto de vista em particular, mas a de ampliar a compreensão de todos os envolvidos" – David Bohm.



 

 


 


Docente

Fernando Stanziani, Psicólogo e engenheiro. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Psicologia Analítica (C.G. Jung) pelo Instituto Sedes Sapientiae SP. Consultor empresarial em desenvolvimento humano, planejamento estratégico, qualidade e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética. Foi professor de Ética Empresarial em cursos de pós-graduação da FIA, FECAP e FIPECAFI em SP. Professor e conselheiro da Associação Palas Athena. Membro participante da iniciativa Coalizão Inter-fé em Saúde e Espiritualidade.

Lourdes Alves de Souza é educadora, psicóloga, pós-graduada em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação pela Faculdade SENAC. É especialista em Desenvolvimento Local pelo Programa Delnet da Organização Internacional do Trabalho - OIT. Atuou por 15 anos no SENAC São Paulo, na Gerência de Desenvolvimento Social, no desenvolvimento das Metodologias de Rede Social e Desenvolvimento Local e na capacitação de docentes, em todo o estado de São Paulo. É conselheira e docente na Associação Palas Athena, certificada em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência, nessa instituição. É certificada em Pensamento Sistêmico pela Holon/Brasil, multiplicadora de Metodologias Participativas e professora convidada para cursos de pós-graduação na FIA - Fundação Instituto de Administração e UFUSCAR. Coautora no Livro “O Papel da Universidade no Desenvolvimento Local”- Experiências brasileiras e canadenses, publicado em 2011 pela editora Secco.