• Home
  • Programação
  • A Base Poética da Psique
    Os arquétipos na literatura e no cinema
Programação
A Base Poética da Psique
Os arquétipos na literatura e no cinema

Com Vera Lucia Paes de Almeida
10 de agosto a 30 de novembro de 2018, sexta-feira, das 14h às 16h


James Hillman, analista junguiano, sempre apontou a importância da literatura para o enriquecimento da psique. Contos, romances, mitos etc. são fruto da imaginação criadora que fornece o alimento da alma, ou seja, as imagens poéticas. Essas imagens derivadas de nosso inconsciente profundo possibilitam o contato e o diálogo com a dimensão arquetípica da personalidade. Desse diálogo depende a qualidade da nossa consciência e, por consequência, a qualidade da nossa presença e atuação no mundo.

Nesse curso, mediado por obras literárias que foram adaptadas para o cinema, abordaremos os aspectos arquetípicos revelados pela trama e pelos personagens, lembrando que os arquétipos são forças psíquicas comuns a todos nós e que se expressam no nosso cotidiano.

“... a literatura, o drama, ... a tragédia humana, apresentada em imagens com as quais podemos nos identificar, ajudam a carregar nosso fardo pessoal, o peso que não podemos carregar sozinhos”. (James Hillman)

“O processo criativo consiste numa ativação do arquétipo e numa elaboração e formalização da obra de arte ... dando a cada um de nós a possibilidade de encontrar o acesso às fontes mais profundas da vida.” (C.G.Jung)


 

 


  

Docente
Vera Lucia Paes de Almeida, Psicóloga e psicoterapeuta junguiana. Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). 

 


Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão