Programação
As Lágrimas – contatos com as potências e dores da alma

Com Fernando Stanziani, George Barcat e Sandra Taiar
6 de setembro a 25 outubro de 2018, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30


Neste curso exercitaremos o olhar atento.

Não duvide: este exercício é dos mais importantes que podemos fazer, pois a virtude do olhar atento consiste em unificar a sensibilidade e a razão no ato de procurar algo com afeto, dedicação e propósito.

Quer mais? Quando encontra o que procura, o olhar atento coloca a alma em estado de abertura, quietude e paciência e, isto a revigora.

Depois de um tempo neste estado – um tempo que não se pode prever ou medir – a alma se vê no interior de um milagre: o conhecimento e a alegria se unem em matrimônio e alma compreende suas forças e suas limitações.

O olhar atento pode buscar vários e muitos objetos. No curso dos 8 encontros, o instruiremos a buscar aqueles que provocam nossas lágrimas – as decorrem das potências da alma e as que jorram das dores que ela é capaz de sentir.

Quando escorrem, essas minúsculas cachoeiras revelam que uma alma está profundamente tocada por algo: alguém presente ou ausente; o que temos nas mãos ou o que é intocável; um acontecimento presente ou passado; um sonho ou um pesadelo; um abraço ou um tapa...

Pois bem, os exercícios de filosofia e psicologia que faremos, orientarão o olhar atento a buscar contato com os objetos que dão vida às seguintes potências e as dores da alma:

POTÊNCIAS
• Resiliência
• Inteligência
• Espírito
• Cuidar de Si e do Outro

DORES
• Saudade
• Depressão
• Desespero
• Angústia

Em classe, faremos exercícios. Em casa (ou onde preferir) cada um procurará seus próprios objetos a fim de regar suas faces com redentoras lágrimas.




 

 


 

Docente


Fernando Stanziani,
Psicólogo e engenheiro. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Psicologia Analítica (C.G. Jung) pelo Instituto Sedes Sapientiae SP. Consultor empresarial em desenvolvimento humano, planejamento estratégico, qualidade e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética. Foi professor de Ética Empresarial em cursos de pós-graduação da FIA, FECAP e FIPECAFI em SP. Professor e conselheiro da Associação Palas Athena. Membro participante da iniciativa Coalizão Inter-fé em Saúde e Espiritualidade.


George Barcat
, Conselheiro e Professor de Filosofia e Ética da Palas Athena. Palestrante. Consultor em Ética Empresarial. Membro da Comissão de Governança e Ética do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Diretor da Integrow – Beyond Numbers. Coautor nos livros: “Governança Corporativa e Integridade Empresarial” – IBGC e SaintPaul Editora (2017). “Manual de Compliance - Preservando a boa governança e a integridade das organizações” - Editora Atlas (2010) e “O Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito” - Instituto Akatu 2006.


Sandra Taiar, Psicóloga, psicoterapeuta e educadora. Especialização em Psicoterapia Corporal Formativa, atuando junto a grupos em instituições e clínica individual. Multiplicadora das metodologias que formam a Cultura de Paz. Formação em Mediação de Conflitos pela Associação Palas Athena, Professora e Conselheira na Associação Palas Athena. Membro do grupo Escola Restaurativa: grupo de profissionais que atuam com práticas restaurativas em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Consultora para qualidade de vida, desenvolvimento de equipes, relações humanas e desenvolvimento humano em empresas e instituições. Desenvolve programas de cursos e palestras sobre vínculos e relacionamentos, mudança e amadurecer humano.


 

 


Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão