Programação
O Universo, o Tempo e a Pessoa
na Tradição Iorubá

Com Ronilda Ribeiro Iyakemi
4 a 25 de outubro, quintas-feiras, das 14h30 às 16h30

O prolongado silêncio que paira sobre a herança africana no Brasil restringe, ainda em nossos dias, o acesso à sabedoria dos iorubás, grupo étnico da África Ocidental, de expressiva presença na constituição de nossa sociedade.

Integrando o processo coletivo de resgate desses saberes, este curso tem por objetivo abordar os seguintes temas: Concepção iorubá de universo, tempo e pessoa; O poder do nome nas sociedades de tradição oral; Destino e livre-arbítrio: o sistema oracular iorubá; Valores e virtudes preservados no Corpus Literário de Ifá.

A dinâmica dos encontros inclui aulas expositivas, debates e exercícios de autoconhecimento.





 

 




 

Docente
 

Ronilda Ribeiro Iyakemi, Mestre e Doutora em Psicologia e Doutora em Antropologia Social (África Negra) pela Universidade de São Paulo. Professora Senior do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora da Universidade Paulista – UNIP; integrante da Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos e Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq-UNIP) Estudos Transdisciplinares da Herança Africana.Membro do Grupo de Trabalho Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP; do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença da Secretaria de Justiça e Direitos de Cidadania do Estado de São Paulo e do Coletivo Coalizão Inter-Fé em Saúde e Espiritualidade. Autora de livros, artigos e capítulos de livros sobre Cultura e Religião Iorubás, Educação, Diálogo Inter-religioso, Religião, Espiritualidade, Saberes Tradicionais e Populares, Cultura de Paz.