Programação
A vida que nos habita

Com Sandra Taiar, Tininha Calazans e Zuza Gonçalves
5 a 26 de novembro de 2018, segundas-feiras, das 19h às 21h30

“Não existe vida no isolamento.
Estamos imersos numa COMUNIDADE VIVA que nos SUSTENTA”.
Lia Diskin

Há uma vida que nos habita? Ela é separada da nossa consciência?
Nossos modos de viver e os modos do viver da biosfera se conectam?
Nosso corpo é morada? Um objeto no espaço? Um processo no tempo? Como vivemos nessa "casa"?

Para prosseguir evoluindo a biosfera é capaz de se fazer, desfazer e refazer diante dos desafios. Qual a nossa relação com esse processo?

Este é um curso teórico-vivencial. É um convite a experimentar a " vida em você", perceber e refletir sobre a estreita ligação entre nossa existência humana e a comunidade viva que nos sustenta.

Para tanto, utilizaremos os conceitos da Psicologia Formativa. Segundo Stanley Keleman, “O homem é um organismo em autoconstrução... Nosso viver corporal molda nossa existência (...) o autoconhecimento requer mais do que introspecção - significa ser capaz de conectar eventos psicológicos com o processo biológico e corporificar essas experiências, dando-lhe forma somática e emocional bem como continuidade”.

Uma psicoterapeuta formativa, uma contadora de histórias e um músico abordarão 4 temas da Psicologia Formativa que serão explorados através de aula expositiva, narração de histórias, exercícios somáticos e expressão musical. Conversando, ouvindo, narrando, fazendo música, experimentado nossos gestos, conheceremos melhor nossas formas vivas de agir, vincular e amadurecer, numa busca de fazer funcionar juntos, na ação, o corpo, a emoção, a mente.



 

 



 
 

TEMAS
 

  • A Criação da Vida
  • Encontro e Corpo
  • Os Ritmos Formativos da Experiência - Começos, Términos, Transições/Pausas
  • As Fases da Vida - O Processo Adulto


     

DOCENTES
 

Sandra Taiar, Psicoterapeuta. Especializada em Psicologia Formativa. Supervisora clinica. Com 35 anos de experiência, reúne influências da Psicoterapia Junguiana, Psicanálise, Anatomia Emocional e Terapias Expressivas (arte terapia, improvisação musical e outros). Atende adultos e jovens em consultório particular. Atua com grupos em workshops terapêuticos, equipes de Ongs e empresas, grupos de supervisão, cursos e palestras. Multiplicadora em Cultura de Paz, atua com práticas restaurativas em escolas de ensino médio e fundamental. Docente e Conselheira na Associação Palas Athena.

Tininha Calazans, Licenciatura em artes cênicas na UnB e especialização pela ECA-USP. Contadora de histórias, atriz, escritora e artista-educadora. Desde 1993 desenvolve o projeto Encantares dedicando-se a alimentar crianças, jovens e adultos com narrativas da tradição dos povos; histórias de vida; textos literários e brinquedos tradicionais. Realiza espetáculos em festivais, instituições de educação e saúde, Ongs, empresas, residências, livrarias, e outros espaços. Ministrou cursos e palestras em inúmeras instituições, inclusive Centro de Formação e Pesquisa do SESC, outras unidades do SESC, PUC/SP, Universidades e Casas de Cultura.

Zuza Gonçalves, Músico e artista-educador. Formado em composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP, há mais de 15 anos tem explorado caminhos alternativos no fazer musical coletivo. Reconhecido nacional e internacionalmente, foi convidado a conduzir workshops em instituições como o Carnegie Hall e o Los Angeles College of Music. É também parte do corpo docente do Workshop de Circlesongs de Bobby McFerrin no Instituto Omega em Nova York. É cocriador da Música do Círculo, projeto entre cujas ações se destacam a “Fritura Livre” e o “Retiro de Música Circular”. Educador de música vocal do Centro de Música do Sesc Vila Mariana. 

 
 

INSCREVA-SE

    
2x R$ 187,00
 

2x R$ 168,30


Preço da atividade com desconto para os seguintes grupos:
* Estudantes
* Pessoas com mais de 60 anos
* Professores do ensino público
* Alunos da Palas Athena que concluíram curso no ano atual ou anterior
Os documentos que comprovam a inserção em um dos grupos acima deverão ser apresentados na recepção da Palas Athena no dia da atividade.


Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


FORMAS DE PAGAMENTO

- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188


INSCRIÇÃO PELA LOJA VIRTUAL
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão