Programação
VAGAS ESGOTADAS: Círculos de Mulheres – as novas irmandades

Com Beatriz Del Picchia e Cristina Balieiro
29 de maio de 2019, quarta-feira,  das 19h30 às 21h

Os círculos de mulheres podem nos levar a fazer descobertas que libertam, inspiram, irmanam e beneficiam – não apenas as participantes, mas a toda sociedade. Podem transformar positivamente o modo como enxergamos a nós mesmas e a outras mulheres e, consequentemente, o modo como procedemos conosco, com elas e com as outras pessoas.

Mas, o que é um círculo de mulheres? Qual a diferença entre círculos e simples grupos de mulheres? Há alguma especificidade que diferencia os círculos femininos dos demais círculos? Quais os benefícios e perigos desses grupos? Como montar ou dirigir um círculo? O que experientes condutoras de círculos têm a dizer sobre isso?

Esses e outros temas do feminino serão abordados nessa palestra das autoras de Círculos de mulheres - as novas irmandades, cuja pesquisa incluiu entrevistas com 13 condutoras de círculos que tratam das questões mais variadas: sociais, políticas e reivindicativas de direitos femininos; sobre maternidade, parto, sexualidade; para mulheres negras e a lésbicas; em busca de uma nova identidade feminina; de cunho mitológico, espiritualista, psicológico e outros.




 

 



PALESTRANTES



Beatriz Del Picchia pesquisa, traduz, adapta, escreve e conta histórias de fadas ligadas ao feminino e explora simbologias e mitologias com o mesmo tema. É pós-graduada em psicologia analítica, arquiteta, especialista em comunicação visual e autora de contos e crônicas publicados em diversas antologias. Meditadora há mais de 20 anos, conduz práticas meditativas em grupos.

Cristina Balieiro é psicóloga, psicoterapeuta junguiana e coordenadora de círculos de mulheres. Dedica-se há anos ao estudo do feminino e da mitologia. Em 2014, lançou o livro O Legado das Deusas – Caminhos para a busca de uma nova identidade feminina (Pólen) É ilustradora de seus livros.

Juntas, Beatriz e Cristina escreveram "O feminino e o sagrado – Mulheres na jornada do herói e Mulheres na jornada do herói – Pequeno guia de viagem" (Ágora, 2010 e 2012) e coordenam mensalmente os círculos de mulheres “Encontros de Mitologia do Feminino”.