Atenção e concentração são faculdades que, quando treinadas, se fortalecem e se expandem oferecendo abertura para escutar e não apenas ouvir, ver e não só enxergar. Elas qualificam nosso modo de ser e estar no mundo, daí o fato de todas as culturas desenvolverem técnicas consideradas indispensáveis para familiarizar o ser humano com sua interioridade e com aquilo que está no entorno.
A meditação é o fruto da atenção e da concentração, da capacidade de manter um foco e de criar interesses além dos utilitários e de satisfação imediata. É o cultivo de um saber inerente, de um espaço interno que naturalmente aspira à autoexpressão do seu potencial.
Na sociedade secular em que vivemos as práticas meditativas ganharam visibilidade e reconhecimento a partir de 1990, quando programas de pesquisa científica evidenciaram os benefícios que proporcionavam: a diminuição da ansiedade, do nível de estresse, do déficit de atenção, da depressão, da insônia, de desordens psicossomáticas e dores crônicas. As contribuições à saúde integral são hoje inquestionáveis.
Contudo, é importante destacar que o cultivo da atenção e da meditação nas culturas tradicionais tem o propósito de ampliar a percepção de si mesmo, da realidade na qual estamos imersos e do poder dos valores que atuam na “leitura” dos fatos.
Em aliança com esse propósito, familiarizar-se com o próprio repertório de emoções, pensamentos e sensações cria um espaço de governabilidade interna que resulta na experiência de liberdade.
As práticas meditativas são uma expressão da espiritualidade que, nas diferentes culturas, se apresenta em cartografias que apontam ao sagrado, ao inefável e à incessante busca de significado.
Pré-requisito: ter concluído o módulo I de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas.
DOCENTE
Helena Tiemi Honda Kobayashi, Instrutora de práticas meditativas (Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas – Associação Palas Athena), professora de Yoga. Graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, MBA em Recursos Humanos e PhD em Gestão Ambiental pela Yokohama National University, no Japão, onde viveu por 15 anos. Na Palas Athena trabalha com a temática oriental japonesa em seus aspectos sócioculturais, ambientais e lúdicos.
Rejane Moura, Formada em Engenharia Civil. Capacitada em Ética, Cultura de Paz e Convivência pela Palas Athena e em Yoga pelo IEPY. Membro dos Conselhos Deliberativo e Pedagógico da Palas Athena. Coordena o Grupo de Meditação desde 2007, foi monitora e professora assistente de 2012 a 2018 nos cursos e supervisões em meditação oferecidos pela Palas Athena aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde - SMS-SP e professora da turma de Capacitação em Meditação de 2019 daquela Secretaria. Coordena o projeto “Cuidando da pessoa que cuida: O cultivo da saúde integral”, com a Supervisão de Assistência Social (SAS) Pinheiros.
Luiz Marcello Moreira de Azevedo Filho, Engenheiro Mecânico com pós-graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Experiência profissional nos campos de projeto e gestão de empreendimentos de geração de energia. Atuou por 20 anos na direção de entidade de fins filantrópicos ligada às áreas de educação e assistência social. Participou dos cursos Cultivando o Equilíbrio Emocional (2013), de Formação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência (2014) e de Formação em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas (2016). Integra a equipe de monitores da Palas Athena.