Programação
Tesouros da Índia - Uma cartografia simbólica

Com Vera Lucia Paes de Almeida
16 de agosto a 29 de novembro de 2019, sextas-feiras, das 14h às 16h


Dentro do imaginário coletivo alguns pontos geográficos se destacam como referências simbólicas de grande importância para a história da civilização: Egito, Mesopotâmia, Grécia, Roma, etc.

A Índia também faz parte dessa dinâmica arquetípica mas com uma peculiaridade que a distingue dos seus pares. Estamos falando da sua capacidade de manter vivos e atuantes, desde a Antiguidade até hoje, os seus mitos e símbolos, presentes no cotidiano de seu povo. Ao longo do tempo, a Índia soube acolher e interagir com uma grande variedade de filosofias, modos de pensar e sentir, os quais se revelaram como seu mais precioso tesouro constituído de bens e valores espirituais respeitados no mundo todo.

Nesse curso vamos nos aproximar de alguns aspectos dessa riqueza inesgotável através de textos, imagens, vídeos, contos, mitos e arte buscando uma conexão entre passado e presente, entre Oriente e Ocidente e também entre nossa experiência individual e universal de seres humanos que compartilham um destino comum nesse planeta.

- A Índia védica
- Varanasi, o umbigo do mundo
- O feminino no Mahabharata
- O templo hindu
- Histórias contemporâneas,
e muito mais.





 


 

DOCENTE

Vera Lucia Paes de Almeida, Psicóloga e psicoterapeuta junguiana. Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). 

 

 

Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão