Programação
As Seis Paramitas

Com José Romão Trigo de Aguiar
16 de setembro a 7 de outubro de 2019, segundas-feiras, das 19h30 às 21h30


Na vasta literatura sapiencial budista encontramos uma coleção de diálogos curiosos entre seres iluminados que, através de proposições enigmáticas e paradoxais, conduzem a mente do leitor ou praticante para a “outra margem” – isto é, para um espaço de compreensão onde a dualidade, os contrários, se encontram para ampliar seus repertórios. O direito precisa do esquerdo; o que está acima necessita do que está em baixo; para que se veja a luz é mister a escuridão.

Desafiando qualquer tentativa simplificadora das verdades únicas, essa assim chamada Prajnaparamita junta-se a mais 5 outras, auxiliando-nos na compreensão e na prática de atitudes que podem ampliar nossa capacidade de realizarmos a nós mesmos como indivíduos e também uma convivência mais plena e saudável, contemplando a sociedade.

Quais as vias que nos conduzem a esse território fértil? Como cultivar o estado interno para se familiarizar com o que ele nos inspira? Teoria e prática, quando se fecundam, desabrocham em compreensão.


 


 

DOCENTE

José Romão Trigo de Aguiar, Médico homeopata, psicoterapeuta e professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente da Associação Palas Athena. Fundador da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Professor do curso de Formação de Terapeutas (FONTE), do curso de pós-graduação lato sensu em Pedagogia da Cooperação, realizado pelo Projeto Cooperação em parceria com a UNIP, e do curso de especialização em Medicina Comportamental ligado à UNIFESP. Coordenador do Projeto Social Agentes de Cidadania (capacitação de jovens) – IAKAP. Coautor do livro "Homeopatia", da Coleção "Para Saber Mais" (Editora Abril).