Programação
Introdução à Psicologia Profunda

Com Fernando Stanziani
4 a 25 de setembro de 2019, quartas-feiras, das 10h às 12h


Nessa breve introdução à psicologia profunda, especialmente dirigida a psicólogos ou interessados nas obras de Jung e Hillman, vamos abordar algumas das referências a que sobretudo Hillman recorre em suas obras para dar base a uma noção fundamental para a Psicologia Arquetípica: a alma e suas expressões nos cenários da existência.

Revisitaremos autores como Platão, Plotino, Agostinho, Ficino, Vico e Corbin, aos quais Hillman se refere, e que tanto fecundaram nossa imaginação ocidental sobre a alma – apesar das ameaças à redução de seu valor pela racionalização da vida a partir da modernidade.

Destacaremos também o esforço de Hillman, a partir já de Jung, em alertar para que a Psicologia, seus recursos e métodos, não se torne também produto dessa redução racionalista. Hillman nos leva a aprofundar a compreensão das manifestações e representações da experiência humana em suas múltiplas formas – cuja complexidade e amplitude não se restringem às narrativas da ciência, mas igualmente das artes, da política, da religião, etc.

Trocaremos ideias, ainda, sobre como trabalhar com os processos imaginativos e com a psicodinâmica das imagens.



 


 

DOCENTE

Fernando Stanziani, Psicólogo e engenheiro. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Psicologia Analítica (C.G. Jung) pelo Instituto Sedes Sapientiae SP. Consultor empresarial em desenvolvimento humano, planejamento estratégico, qualidade e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética. Foi professor de Ética Empresarial em cursos de pós-graduação da FIA, FECAP e FIPECAFI em SP. Professor e conselheiro da Associação Palas Athena. Membro participante da iniciativa Coalizão Inter-fé em Saúde e Espiritualidade.