• Home
  • Programação
  • O Afetivo e o Lúdico – Fundamentos do Humano na Teoria de Santiago
Programação
O Afetivo e o Lúdico – Fundamentos do Humano na Teoria de Santiago

Com María Elena Infante-Malachias
23 de outubro a 13 de novembro de 2019, quartas-feiras, das 19h30 às 21h30


O que significa ser um humano? De que forma as nossas crianças e jovens neste tecnológico século XXI podem se tornar humanas convivendo entre seres humanos? A pergunta pode parecer descabida para muitos, mas a resposta será oferecida ampliando o nosso conhecimento e reflexão por meio do pensamento de um biólogo-filósofo nascido no Chile em 1928 e que com muito entusiasmo continua divulgando as suas ideias.

No ano de 2014, visitando o Dalai Lama, o cientista Humberto Maturana recebeu o reconhecimento do líder budista pelo seu pensamento, que transcende a ciência e nos auxilia a conviver juntos. A teoria proposta por Maturana, a Biologia do Conhecer, é chamada hoje Teoria de Santiago.

Neste breve curso refletiremos sobre dois elementos fundamentais para o desenvolvimento humano: amar e brincar, que não se referem apenas a atividades a serem propostas para crianças, mas uma alternativa para que repensemos a nossa humanidade a partir do afetivo e do lúdico.



 


 

DOCENTE

María Elena Infante-Malachias é professora de Biologia e Ciências Naturais pela Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (1989) de Santiago de Chile; obteve o mestrado (1994) e o doutorado (1999) em Ciências, com pesquisas em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP. Realizou estágios de Pós-Doutorado nas áreas de Genética Molecular e Ensino de Ciências e Genética/Biologia Molecular pelo IBUSP. Foi docente junto ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP em Ribeirão Preto durante quatro anos. Docente associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP São Paulo e Orientadora da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências do IFUSP e ao Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia do Conhecimento (GPEnCiBiC) que conta com a participação de alunos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação. Na sua pesquisa investiga as relações entre a Biologia da Cognição de Humberto Maturana e o ensino e a formação humana.

 
 

INSCREVA-SE

    
2x R$ 187,00
 

2x R$ 168,30


Preço da atividade com desconto para os seguintes grupos:
* Estudantes
* Pessoas com mais de 60 anos
* Professores e Assistentes Sociais da Rede Pública
Os documentos que comprovam a inserção em um dos grupos acima deverão ser apresentados na recepção da Palas Athena no dia da atividade.


 

Só é permitido comprar 1 unidade do curso por pessoa. Para inscrever outro aluno, finalize sua compra e repita o processo com os dados do outro aluno.

Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188


Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão