• Home
  • Editora
  • Árvore do Conhecimento: As bases biológicas da compreensão humana, A
Editora
foto_livro_maior

Árvore do Conhecimento: As bases biológicas da compreensão humana, A

Autor(a): Varela, Francisco J.

Autor(a): Maturana,Humberto R.

R$ 65,00


O ponto de partida do livro se pauta na idéia da vida como sendo um processo de busca e aquisição de conhecimento. Assim, se o objetivo é compreendê-la, é necessário entender como os seres vivos percebem o mundo, no processo que os autores chamam de biologia da cognição. Maturana e Varela defendem a existência de uma idéia pré-concebida de mundo, e a idéia de que este é construído ao longo da interação do indivíduo com o mesmo. As teorias dos autores constituem uma concepção original e desafiadora, cujas conseqüências éticas agora começam a ser percebidas com crescente nitidez.

Suas teorias ajudam a repensar outras áreas do conhecimento como, por exemplo, a pedagogia, a psicologia, a sociologia, a economia e a comunicação, pois, ao adentrarmo os processos biológicos e sociais que comandam o desenvolvimento do sistema nervoso, o cérebro e os atos cognitivos, processos que justificam a nossa humanidade, permite-nos ver, com mais detalhe, como somos capazes de representar, e assim, transformar o mundo



Autor(a)

Francisco J. Varela, Ph.D. em Biologia (Harvard, 1970). Nasceu no Chile. Depois de ter trabalhado nos EUA, mudou-se para a França, onde passou a ser diretor de pesquisas no CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas) no Laboratório de Neurociências Cognitivas do Hospital Universitário da Salpêtrière, em Paris, além de professor da Escola Politécnica, também em Paris.

Autor(a)

Humberto R. Maturana graduou-se em Medicina pela Universidade do Chile e em seguida estudou na Inglaterra e nos EUA, sendo Ph.D. em Biologia (Harvard, 1958). Como biólogo, seu interesse se orienta para a compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso, e também para a extensão dessa compreensão ao âmbito social humano. É professor da Universidade do Chile.