Editora
foto_livro_maior

Habitar Humano (O)

Autor(a): Maturana,Humberto R.

R$ 69,00


O Habitar Humano é um convite intrigante a mexer com as certezas estabelecidas, o mito da objetividade e os conceitos correntes sobre a realidade em si. Seu co-autor, o celebrado biólogo Humberto Maturana, é bem conhecido pelos mais de quarenta anos de pesquisa sobre a natureza biológica da cognição e do social. Juntamente com Ximena Dávila Yáñez, criadora do Conversar Liberador, ele fundou o Instituto Matríztico, em Santiago de Chile.

Os seis ensaios de Habitar Humano incitam o leitor a penetrar as diversas dimensões do viver e conviver cotidiano e, a partir de suas próprias experiências, constatar as consequências do seu entendimento a respeito de como é que somos como somos.

A obra examina a dor e o sofrimento gerados pela estrutura cultural em que estamos imersos e volta nosso olhar para a biosfera, onde os seres humanos, enquanto sistemas vivos, operam de acordo com as coerências de sua natureza orgânica e o acoplamento com o seu ambiente, sem erro, num contínuo presente em contínua mudança. Nesse domínio não há competição, mas cooperação, pois a vida não existe, coexiste.

Os aspectos éticos decorrentes dessa condição apontam na direção do respeito e da legitimação de si e do outro como parceiros na convivência.



Autor(a)

Humberto R. Maturana graduou-se em Medicina pela Universidade do Chile e em seguida estudou na Inglaterra e nos EUA, sendo Ph.D. em Biologia (Harvard, 1958). Como biólogo, seu interesse se orienta para a compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso, e também para a extensão dessa compreensão ao âmbito social humano. É professor da Universidade do Chile.