Editora
foto_livro_maior

Etica, solidariedade e complexidade

Autor(a): Morin,Edgar

Autor(a): Fiedler-Ferrara,Nelson

Autor(a): Coelho,Nelly Novaes

Autor(a): Carvalho,Edgard de Assis

Autor(a): Almeida,Maria da Conceição de

R$ 27,00


O livro consiste na compilação de intervenções e relatos dos componentes de uma mesa-redonda sobre os temas do título (sob a coordenação do Prof. Edgard de Assis Carvalho), realizada pela Associação Palas Athena em maio de 1998, na PUC-São Paulo.



Autor(a)

Edgar Morin é um dos pensadores mais emblemáticos e importantes do século XX e XXI, reconhecido internacionalmente como o fundador e o pensador mais destacado do Pensamento Complexo. Foi codiretor do Centre d’Etudes Transdisciplinaires de la École des Hautes Études Sociales, de Paris, por quase duas décadas. No início dos anos 50 iniciou seus trabalhos no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) de Paris, no qual permaneceu e foi nomeado Diretor de Investigação e depois Diretor Emérito, onde foi fundado o Laboratório Edgar Morin em 2008. Em 1999 foi criada a Cátedra Itinerante UNESCO “Edgar Morin”, para o ensino do Pensamento Complexo. Além de sua formidável cultura, de seus inumeráveis títulos de doutor honoris causa há o legado inapreciável de suas publicações e desdobramentos de suas atividades educacionais transformadoras no mundo todo.

Autor(a)

Nelson Fiedler-Ferrara é físico teórico, professor doutor do Instituto de Física da USP, além de bacharel em Letras Modernas (italiano e português) pela USP. É co-autor do livro Caos: uma introdução, Prêmio Jabuti 95.

Autor(a)

Nelly Novaes Coelho é professora de Literatura em Língua Portuguesa na Pós-Graduação da USP, crítica literária e autora de vários livros na área de Literatura e Educação.

Autor(a)

Edgard de Assis Carvalho é professor do Departamento de Antropologia, Pós-Graduação e Graduação da PUC-SP e professor da UNESP-Araraquara. Tem inúmeros artigos publicados.

Autor(a)

Maria da Conceição de Almeida é antropóloga, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora de pesquisa do Grupo de Estudos da Complexidade dessa Universidade.