Editora
foto_livro_maior

Meditação e compreensão da mente

Autor(a): Lhakdor,Geshe

Esgotado


Este foi o tema do memorável seminário ministrado por Geshe Lhakdor na Associação Palas Athena em outubro de 2007, realizado com a parceria da Pró-reitoria de Graduação da UNIFESP.

Sua extraordinária lucidez e didática, sua presença encantadora e seus preciosos ensinamentos sobre a natureza da mente humana foram consignados neste livro, onde encontramos recomendações para o trabalho de aprimoramento da mente usando diferentes práticas de meditação, e métodos para evitar desvios de atenção durante essas práticas.

Mas a meditação está inserida na vida, e Geshe Lhakdor nos convida a refletir sobre o que faz dos seres humanos criaturas excepcionais, como potencializar essas qualidades, qual a mais premente necessidade humana, e inúmeras outras questões.

Com doçura e simplicidade ele nos leva a uma profunda reflexão sobre aspectos cruciais da vida humana, pontuada por conselhos práticos que constituem um verdadeiro tesouro para todos aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal.

De fato, é de vital importância nos dias atuais partilhar do conhecimento de um experimentado praticante de meditação como ele, que tem se dedicado nas últimas duas décadas ao diálogo e a um frutífero trabalho conjunto entre a tradição científica ocidental e a tradição de desenvolvimento mental oriental.



Autor(a)

Geshe Lhakdor foi tradutor e assistente religioso de Sua Santidade o Dalai Lama de 1989 a 2005, tendo participado de inúmeras conferências e fóruns por todo o mundo e traduzido livros de autoria do Dalai Lama do inglês para o tibetano e do tibetano para o inglês. Em abril de 2005 assumiu o cargo de Diretor da Biblioteca e Arquivo de Obras Tibetanas em Dharamsala, Norte da Índia, um dos principais institutos de pesquisa nessa área. Também membro da Fundação para Responsabilidade Universal, membro do Conselho do Instituto de Clássicos Tibetanos de Montreal, e Professor Honorário da University of British Columbia, no Canadá. Geshe Lhakdor é Doutor em Metafísica pela Universidade Monástica de Drepung em Mundgod, no Sul da Índia. Antes de obter o doutorado, estudou durante dez anos no conceituado Instituto Budista de Dialética de Dharamsala, tendo obtido dois graus de mestre em Prajna-paramita (Perfeição da Sabedoria) e Madhyamika (Caminho do Meio) de Filosofi a Budista.