Editora
foto_livro_maior

Transformação de Conflitos

Autor(a): Lederach, John Paul

R$ 39,00



O conflito é uma realidade humana inegável. Nos ambientes democráticos ele nos afl ige de modo aberto e recorrente. Nos espaços em que não se lhe permite aflorar, ainda assim, sofremos seus efeitos indiretos e insidiosos. Nesta obra, John Paul Lederach nos oferece uma abordagem prática e cheia de esperança para transformar conflitos em oportunidades de mudança.

Ele é reconhecido internacionalmente por seu pensamento pioneiro e por suas intervenções em conflitos de todos os níveis: interpessoal, entre facções de uma mesma comunidade e entre nações em guerra.

Sem se deixar levar por idealismos que não podem ser aplicados no mundo real, Lederach descortina as possibilidades da transformação de conflitos e mostra por que ela vai além da resolução de uma situação pontual ou mero gerenciamento para evitar seus efeitos mais indesejados.

A transformação de conflitos é uma ideia de grande alcance, e de vital importância para todas as esferas da vida humana. Sua aplicação prática, como diz Lederach, requer “tanto soluções imediatas quanto mudanças sociais”. A transformação de confl itos não trata apenas de “como terminar algo que não desejamos”, mas também de “como terminar algo destrutivo e construir algo desejado”. É preciso lidar com a crise imediata e também encaminhar a solução de longo prazo. Que práticas viabilizam esta abordagem e sua aplicação? Como construir um plano abrangente para uma situação específica? Estas são algumas das questões de que trata o presente livro.



Autor(a)

John Paul Lederach é reconhecido internacionalmente como conciliador e mediador e atua há mais de 20 anos em uma ampla gama de conflitos desde o miskito/sandinista na Nicarágua até os da Somália, Irlandado Norte, Tajiquistão e Filipinas. Oferece extenso apoio aos esforços de conciliação internacional na América Latina, Ásia, África e Ásia Central, bem como na América do Norte. Vem trabalhando no campo da transformação de conflitos e construção da paz como consultor, instrutor e mediador também no âmbito de comunidades. É professor de Construção da Paz Internacional no Joan B. KrocInstitute of International Peace Studies da Universidade de Notre Damee professor emérito do Center for Justice and Peace building da Eastern Mennonite University. É autor e co-autor de mais de 15 livros e manuais em inglês e espanhol. Suas teorias sobre métodos de resolução de conflitos com fundamento na cultura e saberes locais tem exercido grande influência no campo de ciência política, estudos da paz e relações internacionais. Lederach é doutor em Sociologia (com ênfase em Conflito Social) pela Universidade do Colorado.