• Home
  • Editora
  • Jogos Cooperativos - O jogo e o esporte como um exercício de convivência
Editora
foto_livro_maior

Jogos Cooperativos - O jogo e o esporte como um exercício de convivência

Autor(a): Fábio Otuzi Brotto

R$ 57,00


Com o foco na interface dos Jogos Cooperativos com a Pedagogia do Esporte, a obra destaca os principais aspectos que o exercício da convivência, através do Jogo e do Esporte, traz para o desenvolvimento pessoal e para a transformação social.

O autor, a partir de seu conhecimento e de sua vasta experiência na área com milhares de pessoas de diferentes idades e setores da sociedade, provoca o leitor a rever os conceitos dos jogos baseados na competição, na obrigação de ganhar sempre, de alcançar resultados e valoriza a atividade esportiva e lúdica como um meio de desenvolver a capacidade de se relacionar com o outro e melhorar a qualidade das suas relações interpessoais e sociais.

É uma obra de referência para todos aqueles que têm como objetivo refletir a respeito de temas atuais como Jogo, Esporte, Educação e Pedagogia. Reflexão oportuna, pois o Brasil é, hoje, uma referência no estudo dos Jogos Cooperativos. 

Nas palavras do próprio autor: “... o desafio radical assumido aqui é incentivar a construção consciente de uma pedagogia, intencionalmente dirigida ao exercício da convivência e da prática da cooperação para a realização, não de um mundo melhor, mas do melhor mundo que pudermos realizar juntos!”



Autor(a)

Desde que me lembro, vivo em grupo. Minha primeira turma foi a da “Bicicleta sem
Breque”, que deixou em mim, até hoje, belíssimas cicatrizes no corpo e impressões maravilhosas na alma. Todas elas para manter em minha essência o gosto pela aventura... compartilhada. 

Joguei basquete, futebol, handebol, lutei judô e fui técnico de basquete por 16 anos. No esporte, aprendi o que é ser um time, fazer parte dele, permanecer nele, independentemente do ganhar e perder.

Fiz Educação Física, Psicologia e Mestrado em Jogos Cooperativos e descobri a belíssima e potente combinação entre as Ciências do Movimento e as Artes do Relacionamento. 

E, então, escolhi fluir nessa direção... Desde lá, há 21 anos, integro a Comum-Unidade do Projeto Cooperação.

Hoje com-vivo com Tiê, Ilê e Lyz, em Floripa, e com Denise, em Brasília. Pois é, como um bom geminiano com ascendente em gêmeos, me movimento pelos ares co-aprendendo com esses meus amores essenciais a cultivar as sementes do VenSer quem Eu Sou e, ao mesmo tempo, fortalecer as raízes do InterSer quem Somos Nós. 

Para isso, estou aqui, renovando meu SerVir, neste Exercício de Com-Vivência inspirado pelos Jogos Cooperativos, co-existindo aqui e agora GRAÇAS A VOCÊ!

Sigamos em Com-Tato!
fabiobrotto@projetocooperacao.com.br