Editora
foto_livro_maior

Diálogo sobre a natureza humana

Autor(a): Morin,Edgar

Autor(a): Cyrulnik, Boris

R$ 37,00


Um diálogo rico e apaixonante entre dois dos maiores cientistas e pensadores contemporâneos, cujo traço em comum é a interdisciplinaridade: sociologia, psiquiatria, psicanálise, história, biologia, antropologia – e muito mais. Para compreender a realidade do humano não basta estudar as partes isoladas do todo. O todo é mais do que a soma das partes, e o pensamento complexo visa efetivamente perceber o que liga as coisas umas às outras. Religando o homem à natureza e à cultura, e debruçando-se sobre as origens de nossa espécie, esses dois visionários constatam a impossibilidade de dissociar cérebro e espírito, e apontam para a interdependência, desde sua origem, entre o cultural/psicológico e o cerebral/biológico.

Diante da fragmentação do discurso tecnocientífico, dividido em compartimentos especializados e independentes, eles propõem o discurso da convergência, da conexão, da comunicação e da empatia entre os campos do saber. Diante da contraposição entre pluralidade e unidade, eles reafirmam a importância vital de garantir a unidade da espécie através do respeito à sua diversidade.



Autor(a)

Edgar Morin é um dos pensadores mais emblemáticos e importantes do século XX e XXI, reconhecido internacionalmente como o fundador e o pensador mais destacado do Pensamento Complexo. Foi codiretor do Centre d’Etudes Transdisciplinaires de la École des Hautes Études Sociales, de Paris, por quase duas décadas. No início dos anos 50 iniciou seus trabalhos no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) de Paris, no qual permaneceu e foi nomeado Diretor de Investigação e depois Diretor Emérito, onde foi fundado o Laboratório Edgar Morin em 2008. Em 1999 foi criada a Cátedra Itinerante UNESCO “Edgar Morin”, para o ensino do Pensamento Complexo. Além de sua formidável cultura, de seus inumeráveis títulos de doutor honoris causa há o legado inapreciável de suas publicações e desdobramentos de suas atividades educacionais transformadoras no mundo todo.

Autor(a)

Boris Cyrulnik é neurologista, psiquiatra, psicanalista, mas também etólogo. Ele orienta um grupo de pesquisa em Etologia Clínica no Hospital de Toulon-La-Seyne. Representa o espírito integrativo por excelência, e gosta de definir sua trajetória como uma retomada de todas as idéias recebidas sobre psicologia a fim de repensá-las a partir da observação do comportamento dos animais. Suas descobertas sobre a resiliência criaram novos paradigmas e horizontes.