• Home
  • Editora
  • Próximo lançamento:
    Segurança e Cuidado
    Justiça Restaurativa e sociedades saudáveis
Editora
foto_livro_maior

Próximo lançamento:
Segurança e Cuidado
Justiça Restaurativa e sociedades saudáveis

Autor(a): Elizabeth M. Elliott

R$ 52,00


Lançamento 11 de junho de 2018.

A Dra. Elizabeth Elliott conheceu as entranhas do sistema penal. Tendo trabalhado em presídios e comunidades como assistente social e criminologista, conduziu ampla investigação transdisciplinar sobre os fundamentos da reação ocidental ao crime e ao dano, e descortinou novos horizontes que apontam para soluções mais eficazes e promovem a dignidade humana.

Nesta obra ela explora questões desafiadoras: O que deve acontecer para que tenhamos a sensação de que foi feita justiça? Por que acreditamos no castigo como método de correção do comportamento? Ele tem sido eficaz? O que nos faz agir bem? O que nos faz agir mal?

Através de vívidos testemunhos de casos reais, aportes dos campos da ciência, da educação, do direito e perspectivas históricas esclarecedoras, esta obra nos leva a descobrir uma nova visão da justiça – uma visão relacional e interdependente do mundo – uma visão libertadora que nos empodera como agentes de transformação pessoal e social.

Livro produzido em parceria com a Abraminj - Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude. 



Autor(a)

A Doutora em Criminologia Elizabeth Elliott foi professora adjunta e codiretora do Centre for Restorative Justice da Faculdade de Criminologia da Simon Fraser University, na Colúmbia Britânica, Canadá. Pioneira na implementação da Justiça Restaurativa no sistema prisional canadense, iniciou sua trajetória como assistente social, atuando em comunidades (1981-1986); mais tarde como docente do Prison Education Program das prisões federais na Colúmbia Britânica (1988-1991), e por fim como professora universitária. Escreveu artigos e livros, ministrou aulas e cursos sobre Justiça Restaurativa, o sistema penitenciário e teorias criminológicas. Foi coeditora da obra New Directions in Restorative Justice (Willan, 2005), e primeira editora (1988) do Journal of Prisoners on Prisons. Integrou conselhos de instituições canadenses de ajuda a presidiários, notadamente a John Howard Society de Fraser Valley e a West Coast Prison Justice (serviços advocatícios para presidiários). Foi membro do grupo de Justiça Restaurativa FAVOUR, cuja atividade na Ferndale Institution continua promovendo avanços e mudanças significativas, no sentido visionário da Dra. Elliott: “É preciso repensar nossos pressupostos sobre punição e justiça, colocando a ênfase em valores e relacionamentos. Se conseguirmos operar essa mudança, chegaremos a um grande potencial de erguer uma sociedade mais ética e democrática”.