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Justiça Restaurativa na Educação – Promover responsabilidade, cura e esperança nas escolas

Autor(a): Katherine Evans

Autor(a): Dorothy Vaandering

39,00


Um guia de justiça e construção de paz para criar escolas saudáveis e equitativas.

Muito mais do que uma reação a danos ou transgressões, a justiça restaurativa cria uma cultura relacional, nutrindo as interconexões. A sabedoria embutida em seus princípios e práticas é bem-vinda em um tempo onde prevalecem visões disciplinares excludentes e de tolerância zero – que evidentemente perpetuam a apatia estudantil, a desigualdade e a linha direta escola-prisão.

Alicerçada na sabedoria dos proponentes ancestrais da justiça restaurativa, na experiência diária de educadores

e na extensa experiência das autoras como professoras e como pesquisadoras, esta obra orienta o desenvolvimento da justiça restaurativa na escola. O livro contém atividades, histórias e exemplos, e explora os três principais aspectos interligados da justiça restaurativa na educação, explicando cada um deles e suas aplicações:

• Criação de ambientes de aprendizado justos e equitativos;
• Construção e manutenção de relacionamentos saudáveis;
• Cura dos males e transformação de conflitos.

O livro "Justiça Restaurativa na Educação" serve como referência para profissionais da área, que podem recorrer a ele com frequência para ter clareza e consistência ao implementar a justiça restaurativa em ambientes escolares.



Autor(a)

Katherine Evans é professora-assistente de Educação na Eastern Mennonite University (EMU), no estado de Virgínia, Estados Unidos. Ela contribuiu com a criação do programa de graduação em Justiça Restaurativa da EMU, que oferece apoio a educadores para criarem oportunidades educacionais mais justas e equitativas, inclusive para os que são marginalizados em virtude de raça, etnia, renda, habilidades, linguagem, orientação sexual e gênero.

Autor(a)

Dorothy Vaandering é professora da Faculdade de Educação da Memorial University, em Terra Nova e Labrador, Canadá. Depois de uma longa carreira como professora primária, hoje pesquisa a implementação e a sustentabilidade da justiça restaurativa na educação. Trabalha apaixonadamente para integrar a filosofia da justiça restaurativa à teoria e à prática em sua função atual de pesquisadora e formadora de professores.