ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA

A Associação Palas Athena é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1972. Promove, agencia e incuba programas e projetos socioassistenciais, socioeducativos e para instituições diversas.
Mantém termos de cooperação com a Fundação CASA, a Supervisão de Assistência Social – SAS Pinheiros – da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e parcerias com organizações da sociedade civil, públicas e privadas.
Realiza uma formação permanente que pretende estimular o potencial de uma educação cidadã contemporânea, criar alternativas de modelos mentais e conexão com novas ideias, refinamento do pensar crítico e a construção de habilidades que desenvolvam o bem-estar individual e coletivo, considerando a complexidade e a diversidade para elevar a qualidade da vida social e planetária.

MISSÃO
Aprimorar a convivência humana por meio da aproximação das culturas e articulação dos saberes.

VISÃO
Contribuir na geração e articulação de conhecimentos e práticas que promovam a cultura da convivência.

PRINCÍPIOS

Ética da responsabilidade
Propiciar o cultivo do desenvolvimento pessoal, fundado na autonomia e na responsabilidade individual, voltado para a participação comunitária.

Multiculturalidade
Promover o diálogo e o entendimento para a coexistência das diversas tradições culturais e espirituais, e a capacidade humana de acolher outras visões de mundo sem rejeitar ou negar sua cultura original.

Transdisciplinaridade
Desenvolver uma educação fundada na compreensão da natureza humana, de suas atividades e expressões, na interdependência dos meios nos quais nasce e se insere: biológico, geográfico, histórico-cultural e espiritual.

Declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal, suas ações são desenvolvidas com recursos provindos da sua autogestão, tendo em vista que não é subvencionada pelo governo, nem por entidades nacionais ou internacionais de quaisquer naturezas.
Programas e projetos socioeducativos realizados em seu Centro de Estudos e Cidadania e em uma diversidade de organizações privadas constituem sua fonte de captação de recursos geradores de sua sustentabilidade.
Para todos os seus programas, projetos e manutenção de suas ações filantrópicas permanentes e planejadas, a Associação Palas Athena conta com o apoio irrestrito dos professores da casa, voluntários e facilitadores convidados.

PALAS ATHENA EDITORA

A linha de trabalho de nossa editora está em buscar identificar e suprir necessidades bibliográficas do Brasil e outras comunidades de língua portuguesa. Em ação integrada com o Centro de Estudos Filosóficos, sua produção está orientada para o favorecimento do acesso, aproximação e troca de conhecimento entre as diferentes culturas, tradições e religiões. A editora publica obras de filosofia, mitologia, história de religiões, e psicologia procurando estimular o leitor a refletir, despertando sua sensibilidade para as grandes questões existenciais e o exercício dos direitos e deveres da cidadania.
Desde 1975, quando do lançamento da primeira edição do periódico THOT, cogitava-se a criação de um centro editorial. Com a ampliação das atividades da Associação, foi criada em 1987 a Palas Athena Editora, com a finalidade de prover material de apoio ao Centro de Estudos Filosóficos e, simultaneamente, dar suporte financeiro às atividades assistenciais e educacionais da Associação. Desde então, a cada título publicado, procura-se incentivar que o pensamento circule pelas ciências, filosofias, artes e estudo de mitos e religiões, cruzando suas fronteiras em múltiplas direções.

FUNDADORES

Basilio Pawlowicz
Filósofo e educador. Mentor, orientador e professor de programas e projetos socioeducativos voltados ao encontro das culturas e dos saberes.

Lia Diskin
Formada em Jornalismo, com especialização em Crítica Literária, pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernadez, de Buenos Aires. Recebeu Medalha da associação cultural Internacional Gibran (ACIGI) por “Acrescentar ao Progresso do Ocidente a Sabedoria do Oriente” (1986). Criadora de dezenas de programas culturais e socioeducativos. Coordenadora do Comitê Paulista para a Década de Paz – um programa da UNESCO. Escritora e conferencista internacional.

Primo Augusto Gerbelli
Artista plástico, arte-educador e codiretor do Centro Pedagógico Casa dos Pandavas.

PARCEIROS

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

LivrosCursos