• Home
  • Notícias
  • Jovens do “Projeto Néctar” celebram formação em Jogos Cooperativos
Notícias
02.11.2018
Jovens do “Projeto Néctar” celebram formação em Jogos Cooperativos

Sandra Godoy - Palas Athena



A véspera do Dia das Crianças foi de festa na Rede Cultural Beija-Flor, em Diadema, entidade com a qual a Associação Palas Athena mantém parceria desde 2005. O motivo da comemoração foi a formação dos jovens do Projeto Néctar – 14 a 17 anos – em Jogos Cooperativos, que eles multiplicaram para três escolas municipais de Ensino Fundamental no início de outubro.

A capacitação em Jogos Cooperativos – dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover a ajuda entre as pessoas – ocorreu no mês de setembro, durante quatro segundas-feiras, para os 25 jovens do Projeto Néctar. O professor Wagner Bessa Teixeira trouxe ao grupo a teoria e, principalmente, a prática em diversas vivências, visando à multiplicação nas escolas.

Alunos atentos, eles absorveram os ensinamentos, depois treinaram exaustivamente para que tudo desse certo nas escolas. A multiplicação aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de outubro, nas escolas Dr. José Martins da Silva, Professora Annete Melchioretto e Dr. Átila Ferreira de Vaz, para um total de 284 crianças. Eles fizeram atividades como danças de roda, pega-pega salvo pelo abraço, ponte da confiança e atividades com um paraquedas, com a participação entusiasmada de todas as crianças.

No dia 11 de outubro, as escolas foram convidadas à sede da Rede Cultural Beija-Flor para celebrar. Após a apresentação e as boas-vindas dos coordenadores do Projeto Néctar, as crianças assistiram – e participaram – da roda de capoeira, percussão, breakdance e danças, além de assistirem a filmes sobre cooperação.

No relato da professora e articuladora da Escola Dr. José Martins da Silva, Evandra de Mello Corrêa, as crianças adoraram as vivências. “Os jovens passaram para elas importantes valores da convivência”, declarou. Para Johnny Duarte, integrante do Projeto Néctar e agora multiplicador dos jogos Cooperativos, foi muito gratificante. “Foi muito bom conhecer novas pessoas, e gostei muito quando nos chamavam de ‘professor’”. David Silveira, colega de Johnny no Néctar, acrescentou: “Esta experiência serviu para confirmar a profissão que eu quero seguir, a de educador”, afirmou, do alto dos seus quinze anos.

PARCERIA - A Associação Palas Athena e a Rede Cultural Beija-Flor mantêm uma parceria há 13 anos em atividades educacionais e culturais de prevenção à violência, educação em ética, valores universais e capacitação para o desenvolvimento humano e a cidadania plena. Além da capacitação em Jogos Cooperativos, foi concebida uma formação composta por 13 encontros durante todo o ano, totalizando 56 horas, com temas como cultura de paz e convivência, empatia, cooperação para o desenvolvimento social, atenção e foco, vínculos e autoestima, bullying, desconstrução de rótulos, educação sexual, entre outros, mais três encontros com os pais e cuidadores. As oficinas são realizadas na sede da Rede Cultural Beija-Flor, em Diadema, na UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, no Parque Ibirapuera e na Associação Palas Athena, sempre aos sábados pela manhã.


Palas Athena


Palas Athena


Palas Athena


Palas Athena


Palas Athena


Palas Athena


Palas Athena


Palas Athena


Palas Athena