• Home
  • Notícias
  • Celebração do legado de Martin Luther King no Sesc Vila Mariana
Notícias
11.04.2019
Celebração do legado de Martin Luther King no Sesc Vila Mariana

Sandra Godoy - Palas Athena



O teatro do Sesc Vila Mariana foi palco de uma celebração pela cultura de paz, da não violência e da tolerância na noite de terça-feira, dia 2 de abril, durante a “16ª Semana Martin Luther King” - uma realização da Palas Athena, junto ao Sesc, com a cooperação da UNESCO e do Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo.

A partir do tema “Não permita que ninguém o faça descer tão baixo a ponto de sentir ódio”, o evento começou com a exibição do episódio Nashville – Nós fomos guerreiros, do filme-documentário Uma força mais poderosa – um século de conflitos não violentos, que mostrou o início das conquistas dos direitos civis nos Estados Unidos, na década de 1950.

Em seguida, a Adida Cultural do Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, Sra. Madelina M. Young Smith, falou sobre a importância do legado de Martin Luther King em sua vida, como mulher afro-americana que pôde cursar a universidade e se colocar no mercado de trabalho. Ela também contou um pouco da história do líder ao fazer um “quiz” com o público, revelando fatos como o local de nascimento, seu nome verdadeiro (Michael King Jr.) e as personalidades que ele admirava, como Mahatma Gandhi. O Juiz de Direito Dr. Egberto Penido, coordenador do núcleo de estudos de Justiça Restaurativa da Escola Paulista de Magistratura, lembrou como a luta de Martin Luther King foi importante para a conquista dos direitos civis, luta que persiste até hoje e “que temos o dever de continuar”, disse.

Para encerrar a noite, o Coro Luther King, sob a direção do maestro Martinho Lutero Galati, fez uma emocionante apresentação de canções gospel favoritas do reverendo, assim como músicas brasileiras como “Viola Enluarada”, de Marcos e Paulo Sérgio Valle, e “Tributo a Martin Luther King”, de Wilson Simonal.
A Semana Martin Luther King acontece todos os anos no mês de abril desde 2004, com o objetivo de disseminar o legado da experiência do líder pacifista, revelando sua continuidade e atualidade. Em 2019, ele completaria 90 anos de idade.
Palas Athena

Palas Athena

Palas Athena

Palas Athena

Palas Athena

Palas Athena

Palas Athena

Palas Athena

Palas Athena