• Home
  • lª Semana Gandhi | 1982
lª Semana Gandhi | 1982

 
No período de 2 a 7 de outubro de 1982, tendo em vista o aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi, a Associação Palas Athena do Brasil promoveu a I Semana de Comemorações em Homenagem a Gandhi, com uma série de conferências em seu auditório. O evento teve dois objetivos principais:
 
- Divulgar a mensagem de paz e não-violência e do amor à verdade, a cujo ensino e vivência Gandhi dedicou a maior parte de sua vida;
 
- Evidenciar a validade universal desses temas, fazendo participar do mesmo ato comemorativo representantes de diversas correntes religiosas - um representante da escola Yoga, um monge budista, um jesuíta, um sheik, um rabino e um pastor metodista.
 
Cada conferencista teve a oportunidade de abordar a proposição conforme sua experiência e desde o ponto de vista de sua religião. O resultado só veio confirmar a sentença do Mahatma a respeito de seus próprios ensinamentos: "Nada tenho de novo para ensinar ao mundo; verdade e não-violência são tão velhas quanto as montanhas."
 
Esta Semana procurou contribuir para que a mensagem e a atuação de Gandhi continuem dando seus frutos, já que, em nosso mundo de violência institucionalizada, nunca será demais lembrar a cada homem que a atitude fraterna, o sentimento de justiça, o ato de compreensão e de perdão, são os únicos meios seguros para a realização de obras verdadeiramente válidas e de conquistas realmente duradouras.
A seguir apresentamos a relação de todos os conferencistas e os seus respectivos temas.
 
 
Programa
 
sábado - 2/10 - 20h
Gandhi e a ahimsa
Prof. José Hermógenes de Andrade, Diretor de Ética da Federação de Yoga do Brasil
 
domingo - 3/10 - 20h
A não-violência e o budismo
Prof. Dr. Ricardo Mário Gonçalves, Sacerdote elo Templo Budista I-ligashi I-Ionganji, de São Paulo
 
segunda-feira - 4/10 - 20h
A verdadeira paz
Prof. Dr. Stanislavs Ladusãns, Diretor do Conjunto de Pesquisa Filosófica e presidente da Associação Católica Interamericana de Filosofia
 
terça-feira - 5/10 - 20h
Uma mensagem de paz da religião muçulmana
Sheik Ahmad Ismail, Presidente do Centro Islâmico Brasileiro
 
quarta-feira - 6/10 - 20h
Compreensão mundial
Rabino Henry I. Sobel, Congregação Israelita Paulista
 
quinta-feira - 7/10 - 20h
A temática justiça, paz e não-violência na prática metodista
Dr. Prócoro Velasques, Pastor da Igreja Metodista e professor do Instituto Metodista de Ensino Superior (São Bernardo do Campo - SP)