Associe-se

brasileua

 

 

 

HÁ 44 ANOS INSPIRANDO PESSOAS,
INSTITUIÇÕES, EMPRESAS E POLÍTICAS PÚBLICAS


 

 



 

Nos seus 44 anos de existência, a Palas Athena já realizou mais de 6.500 eventos, promovendo, agenciando e incubando programas e projetos nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Justiça, Sáude, Meio Ambiente, Promoção Social e Cultura de Paz, com a participação de cerca de 1 milhão de pessoas.

   
1

Centro de Estudos e Centro Cultural
6.000 eventos / 140.000 participantes



Cursos, workshops e palestras de filosofia, ética, estética, psicologia, antropologia, história, sociologia, ciências políticas, astronomia, filosofia e história da ciência, yoga, tai chi chuan, aikidô, meditação, técnicas de diálogo, comunicação não-violenta, mediação e resolução de conflitos. Apresentações de concertos musicais e teatro, e seções de vídeo e cinema.

           
2


Cultura de Paz: UNESCO e Palas Athena,
uma parceria desde 1998
300 eventos / 70.000 participantes



Seminários mensais gratuitos: Da Reta à Curva no Pensamento e na Ação; Valores que não têm Preço; Gandhi e a Não Violência; Valores da Convivência.

Programas permanentes: Comitê da Cultura de Paz, Conselhos Parlamentares de Cultura de Paz Estaduais e Municipais.

“Queremos registrar um agradecimento especial ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e à Associação Palas Athena. Ambos têm contribuído decisivamente para a valorização do ser humano
e a construção de um novo paradigma de segurança com base na prevenção da violência e resgate da cidadania”

Vicent Defourney
Representante da UNESCO no Brasil




   
3

Seminários Internacionais
122 eventos/ 360.000 participantes


Dalai Lama/Barry Stuart/Boris Cyrulnik/Brenda Morrison Dom Laurence Freeman/Edgar Morin/Elizabeth Elliott/Howard Zehr Humberto Maturana/Jean-Marie Muller/Johan Galtung/Kay Pranis Marshall Rosenberg/Michel Maffesoli/Rebecca Armstrong
Shirley Telles/Sri Ravindra Varma/Xesus Jares/Ximena Dávila






           
4

Semanas Gandhi e Semanas Martin Luther King

49 eventos em vários estados brasileiros / 230.000 participantes




Direitos humanos, cidadania, ativismo político, justiça restaurativa, práticas de não violência, combate à discriminação e ao preconceito.







 
5

Parcerias com Estados, Municípios e o Terceiro Setor
150 eventos / 170.000 participantes


Desenvolvimento local, formulação e gestão de políticas públicas, cultura de paz, justiça restaurativa, saúde, segurança pública, meio ambiente e educação de crianças e jovens.




 
6


Centro Pedagógico Casa dos Pandavas
5.000 participantes


Fundado em 1977 no município de Monteiro Lobato, SP, e mantido pela Palas Athena, nasceu como lar para crianças com necessidade de abrigo permanente e desenvolveu-se como Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Seu projeto pedagógico está baseado em uma visão integral do ser humano, no cultivo de uma convivência harmônica, na proteção do meio ambiente e no respeito às diferenças entre pessoas e culturas.


Em 2009, depois de 32 anos, o Centro Pedagógico foi assumido pela equipe que lá trabalha e passou a se chamar Instituto Pandavas.



           
7


Editora e Biblioteca

Com mais de 100 obras publicadas, o catálogo da Editora Palas Athena conta com livros de Amadou Hampâté Bâ, o Dalai Lama, Edgar Morin, Francisco Varella, Gandhi, Heinrich Zimmer, Humberto Maturana, Howard Zehr, Johan Galtung, Joseph Campbell, Nagarjuna, Riane Eisler e Sogyal Rinpoché entre outros.

A biblioteca possui cerca de 7 mil títulos concentrados nas áreas da filosofia, ética, cultura de paz e ciências humanas.

Destaques: obras de filosofia indiana (inclusive em sânscrito); principais obras da filosofia ocidental e obras completas de Gandhi, Platão, Aristóteles, Confúcio e Mêncio (chinês e português).