Projetos

Projetos Permanentes da Palas Athena



Fóruns do Comitê de Cultura de Paz em parceria com a UNESCO

Projeto coordenado pela Palas Athena, em cooperação com a Unesco, que busca inspirar a construção de um mundo justo, compassivo, sustentável e equânime para todos.
Esta iniciativa começou em 1999, quando um grupo de pessoas, movimentos e organizações sociais reuniu-se com a firme determinação de disseminar os 6 Princípios do Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-violência, elaborado por laureados com o Prêmio Nobel da Paz em 1998. Os Fóruns acontecem uma vez por mês, no Teatro do Sesc Vila Mariana e tem entrada gratuita. No site www.comitepaz.org.br estão disponíveis os áudios e/ou vídeos desse fóruns, materiais de apoio e o caléndário de 2018.



Valores da Convivência

Esse programa é oferecido gratuitamente para professores da rede pública de ensino e profissionais da Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Ao longo de um final se semana, eles têm a oportunidade de vivenciar 10h de workshops presenciais na sede da Palas Athena, conduzidos por uma equipe multidisciplinar de professores. Nesses seminários são abordados : Compreensão do Humano; Aprendizagem; Consumismo, Individualismo e a Ética do cuidado; Direitos Humanos e Multiculturalismo; Conflitos e Disciplina Restaurativa; e Pertencimento, significância e bem-estar.


Projetos na Fundação CASA

2018 marca o 12° ano de encontros mensais do projeto Gandhi nas unidades da Fundação CASA, desenvolvido de maneira voluntária por quatro professores do corpo docente da Palas Athena, através da exibição comentada de trechos do filme Gandhi (1982), apresentação do monólogo “Gandhi, Um Líder Servidor” e diálogo reflexivo sobre o ideário de Gandhi, metodologia de trabalho em grupos desenvolvido pela especialista americana Kay Pranis. O público é formado por jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários das unidades.


Parceria com a Rede Cultural Beija-Flor/Diadema

Desde 2005 a Palas Athena trabalha com o desenvolvimento e empoderamento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde 2014 tem se dedicado em particular aos jovens de 13 a 16 anos e a seus pais/tutores, no Projeto Néctar (oficinas teórico-vivenciais, com temáticas ligadas à autopercepção, empatia, dinâmicas de convivência, ética, filosofia, cooperação pensamento crítico, entre outros), e aos jovens de 16 a 18 anos, no Projeto Asas (54 horas incluindo capacitação em Desenvolvimento Local, oficinas sobre Cultura de Paz e viagens para formação de grupos e imersões na natureza).


Justiça Restaurativa

A Palas Athena iniciou a difusão da Justiça Restaurativa no Brasil há 12 anos juntamente com os juízes brasileiros Leoberto Brancher e Egberto Penido. Em parceria com órgãos públicos da área de Justiça, realizou quatro Simpósios Internacionais dessa área no Brasil, com especialistas e pioneiros internacionais. Publicou livros relevantes dessa temática e firmou a cooperação interinstitucional para a difusão da Justiça Restaurativa no Brasil. Em 2014 assinou um termo de cooperação para difusão da Justiça Restaurativa com a AMB dos Magistrados Brasileiros e o Ministério da Justiça.


Formação e Supervisão em Práticas Atencionais e Meditativas para Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, desenvolve desde 2008 uma capacitação de instrutores de práticas atencionais e meditativas voltadas para funcionários que atuam nas UBSs - Unidades Básicas de Saúde.
Oferece encontros mensais de Supervisão e de Aprimoramento em Meditação aos profissionais da rede municipal, favorecendo a efetividade dos 85 grupos de meditação e das práticas, valores e visões de mundo apresentadas no programa.



Projeto de cooperação técnico-científica e cultural para auxílio à efetivação da Mediação Pré-judicial no Fórum Regional de Santana da comarca de São Paulo

Parceria com as instituições formadoras Palas Athena e ISA-ADRS

Este Projeto é parte integrante da Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso desenvolvida e ministrada pelas instituições formadoras Associação Palas Athena e ISA-ADRS, compondo a Etapa Prática-Supervisionada da Formação de Mediadores, em cumprimento da Resolução 125, no que se refere à obrigatoriedade da prática real na formação de Mediadores. Para tal cumprimento, os Mediadores em formação, sempre sob a Supervisão do Mediador docente qualificado, atuam em casos reais previamente selecionados, na qualidade de comediadores e observadores, sem que haja qualquer repasse de verbas por parte do Fórum de Santana às instituições formadoras. Em 2013 a Associação Palas Athena e o CEJUSC Santana estabeleceram parceria para a realização de estágio supervisionado de mediação judicial para seus alunos, bem como para através desse trabalho formar mediadores para atuar junto ao CEJUSC Santana. Atualmente a equipe de mediadores formados pela Palas Athena, no âmbito desta parceria é composta por doze integrantes que atuam no CEJUSC Santana de segunda a quinta-feira em período integral em duas salas. Em 2017 as sessões de Mediação se realizam semanalmente, sob a condução e Supervisão do Dr. Cássio Teixeira Macedo Filgueiras e orientação pedagógica da Dra. Celia Passos. Além da supervisão do estágio dos alunos da Palas Athena, o Dr. Cássio Filgueiras supervisiona estagiários de outras instituições, a pedido do CEJUSC, no sentido de contribuir para a qualidade técnica dos mediadores deste órgão.