A PALAS ATHENA realizará a 8ª Semana Martin Luther King com o apoio do Consulado dos Estados Unidos, que trará ao Brasil o escritor premiado pelo Emmy Award, cineasta, ator e professor Dennis Watlington, para disseminar o legado do líder pacifista por meio de encontros com jovens de diversas comunidades educacionais e um fórum no MASP – Museu de Arte de São Paulo.
A Semana iniciará em 04 de abril, dia do assassinato de Martin Luther King. Veja abaixo a programação completa da Palas Athena.

A Semana Martin Luther King é um espaço para refletir sobre as consequências negativas da intolerância, discriminação, segregação, racismo e todos os comportamentos que, ao longo da história, legitimaram a exclusão. Essas consequências não atingem apenas as vítimas, mas também os agressores e as comunidades onde se encontram. A Semana Martin Luther King é também ocasião para celebrar os saudáveis avanços conquistados nas últimas décadas, quando se criaram metodologias para expressar indignação e promover reparação e dignidade sem alimentar a violência. Na base destes avanços está, sem dúvida, o alicerce oferecido pela difusão dos Direitos Humanos.

Com esse propósito, convidamos você, organizações e comunidades do Brasil todo para criar, ao longo do mês de abril de 2011, espaços de promoção do convívio e da cidadania, alinhados com os princípios e valores que inspiraram a ação não violenta e os sonhos dos líderes da conquista pelos direitos civis de pessoas e povos oprimidos.

Partilhe sua inspiração e criatividade para difundir as referências da ação afirmativa desse grande líder e da profunda sabedoria africana do conceito de Ubuntu: Somos o que somos por tudo aquilo que todos somos.

Encontre aqui algumas sugestões para realizar em seu meio social. Você com certeza criará outras formas adequadas às possibilidades de seu ambiente educacional, cultural, familiar e profissional.

Confira alguns conteúdos pedagógicos relacionados:
64 maneiras de construir a paz no dia a dia
Breve biografia de Martin Luther King Jr.
A CASA MUNDIAL DE LUTHER KING.doc
Eu tenho um sonho.doc
Frases_Luther_King.doc
Frases_ACasaMundial.doc
Martin Luther King_As Tres Dimensoes de uma Vida Completa texto para dialogo.doc

 

4 a 8 de abril
Exibição de Uma Força Mais Poderosa – Um Século de Conflitos Não Violentos.Documentário dirigido por Steve York, exibido pelo Canal GNT desde 2001. Inspirado no livro Strategic Nonviolent Conflict, escrito em 1994 por Peter Ackerman e Christofer Kruegler – faz uma análise rica e bem documentada sobre os planos e estratégias que contribuíram para que movimentos não violentos conseguissem acabar com ditaduras e assegurar os direitos humanos de povos oprimidos.

O episódio 2 apresenta a resistência pacífica de Nashville, no Tennessee, palco de um dos maiores conflitos raciais dos anos 60.

Local: Palas Athena – Sala Martin Luther King
Sessões: 10h, 14h, 18h e 19h30
Endereço: Rua Leôncio de Carvalho 99 – Paraíso | Próximo do metrô Brigadeiro


7 de abril, quarta-feira, 14h30 a 16h30
Capacitação de Multiplicadores em Videodiálogo

O videodiálogo é uma técnica pedagógica de geração de compreensão e conhecimento na qual se aliam imagem e reflexão, a partir dos comentários pontuais do facilitador. Para celebrar a 8ª Semana Martin Luther King, Luiz Henrique Góes apresentará o episódio 2: Nashville, do documentário Uma Força Mais Poderosa – Um Século de Conflitos Não Violentos, como alternativa para tratar de temas como não violência, ética, tolerância e responsabilidade partilhada.

Local: Palas Athena
Auditório Mahatma Gandhi
Endereço: Rua Leôncio de Carvalho 99 – Paraíso | Próximo do metrô Brigadeiro


 

ENCONTROS COM
DENNIS WATLINGTON
Escritor premiado pelo Emmy Award, cineasta e ator, professor convidado por várias universidades e autor de várias obras virá ao Brasil para a 8ª Semana Martin Luther King, trazido pelo Consulado dos Estados Unidos.

12 de abril, terça-feira,10h a 12h
Encontro com jovens de escolas da região, comunidade, educadores e jovens da Rede Cultural Beija-Flor.
Local: Rede e Espaço Cultural Beija-Flor
Endereço: Estrada Pereira Alvarenga, 2342/9 – Eldorado – Diadema – SP (em frente à UNIFESP)


12 de abril, terça-feira,19h a 21h30
87º Fórum do Comitê da Cultura de Paz em adesão à 8ª Semana Martin Luther King.
Parceria UNESCO – Palas Athena

Neste fórum, o Professor Dennis Watlington falará do legado de Martin Luther King Jr., e o impacto da luta não violenta pela conquista de direitos civis de pessoas e povos oprimidos.

Local: Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 1578


13 de abril, quarta-feira, 14h a 15h30
Encontro com alunos de cinco escolas de Itaquera e educadores, participantes de Capacitações do Programa Segurança Humana da UNESCO.

Local: CEU Azul da Cor do Mar
Endereço: Av. Ernesto Souza Cruz, 2171 – Itaquera