Com o tema “Reconciliação: o caminho já é a meta”,  a atividade celebra o legado do mais importante líder pacifista sul-africano.

A Palas Athena em correalização com o Sesc, em parceria com Consulado Geral da República África do Sul no Brasil e em cooperação com a UNESCO e a Mandela Foundation apresenta no dia 5 de julho, terça-feira, às 19h, no Teatro do Sesc Vila Mariana a 2ª Semana Nelson Mandela.

Celebraremos a vida e o legado do líder pacifista sul-africano em uma noite de palestras e expressões artísticas, relembrando e refletindo sobre a capacidade de perdão e reconciliação – matriz das estratégias políticas de Mandela – que unificou um povo em torno de um propósito de construção de futuro e não de vingança ou retaliação.

O legado de Madiba precisa ser revisitado constantemente. Atentos ao cenário do Brasil e do mundo, o chamado à reconciliação se faz latente. Como podemos ressignificar as nossas relações? Mandela não fazia distinção no trato das pessoas em suas relações. O aperto de mão firme, o olhar e a escuta atenta estavam presentes quando se encontrava com um camponês ou com um chefe de Estado.

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, inspirar esperança onde há desespero.” Nelson Mandela

Neste encontro, contaremos com a presença do senhor Joseph Ntshiki Mashimbye Embaixador da República África do Sul no Brasil, do grupo Batucada Tamarindo, da educadora popular Petronela Boonen, do escritor Oswaldo de Camargo, e do grupo Nahko.

A 2ª Semana Nelson Mandela tem entrada gratuita e os ingressos poderão ser retirados nas bilheterias das unidades do Sesc SP no dia do evento, a partir das 14h.

Dentre as atividades da Semana Nelson Mandela, haverá no domingo, dia 17/07, uma Caminhada Silenciosa com Reflexão sobre o legado de Mandela, saindo às 9h30 da Praça da Liberdade, em frente a Capela Santa Cruz da Almas dos Enforcados, esta atividade é realizada em parceria com o MNU – Movimento Negro Unificado. E no domingo seguinte, 24/07, acontecerá no Sesc Vila Mariana duas oficinas, Oficina de Adinkras – com Tatiane Pereira de Souza e Vivência dos Sambas do Recôncavo Baiano – com Batucada Tamarindo. Todas as Atividades são gratuitas.

Sobre os convidados:

Sr. Joseph Ntshikiwane Mashimbye é Embaixador da República da África do Sul no Brasil. Serviu também como Embaixador no Congo, com forte atuação nas áreas de Paz, Segurança e Cooperação. Graduado em Ciências Sociais, atuou como executivo de alto escalão em instituições bancárias e é coronel da aeronáutica. Por 10 anos foi membro do Parlamento e Presidente dos Comitês de Defesa e de Serviços Prisionais.

Apresentação de abertura: Batucada Tamarindo traz a vivência de Sambas de Roda do Recôncavo Baiano e apresentam referências do samba-chula, samba duro, afoxés da Bahia e Pernambuco e, as proximidades rítmicas da música tradicional Malinké (do oeste da África), Candomblé Nagô, Ketu, Angola e toques das religiões afro-cubanas, fortalecendo a ancestralidade com o presente e apresentando a África-Brasil dos dias de hoje.

Mesa: Reconciliação: o caminho já é a meta

Petronella Maria Boonen, Cofundadora da linha de Perdão e Justiça Restaurativa do CDHEP. Centro de Direitos Humanos e Educação Popular. Educadora e conferencista com temas ligados à JR, conflitos, perdão, em diversos lugares dentro do Brasil e na América Latina. Natural de Luxemburgo, é membro de uma congregação católica. Doutora e mestra em sociologia da educação pela Universidade de São Paulo/USP com tese sobre Justiça Restaurativa. Graduada em Ciências Sociais pela USP com especialização em mediação de conflitos pela PUC/SP.

Oswaldo de Camargo, Nascido em Bragança Paulista em 1936, é jornalista, com carreira de revisor, redator e resenhista literário no jornal O Estado de S. Paulo e no Jornal da Tarde. Foi, por sete anos, assistente da presidência na Imprensa Oficial do Estado. Como palestrante, tem dado cursos de Literatura em várias escolas e universidades do País, destacando-se o de atualização para professores, ministrado em anos consecutivos na Universidade de São Paulo. Ativista da cultura afro-brasileira, é um dos fundadores do Grupo Quilombhoje.

Apresentação de encerramento: Nahko vem da expressão sul-africana: Okuhlangenwe Nakho que significa experiência. Para desenvolver esta coreografia o diretor, Rubens de Oliveira, junto com os bailarinos realizaram uma pesquisa sobre a vida e experiência de Madiba vividas na prisão e como esse tempo fez com que ele resolvesse mudar a estratégia de articulação para a libertação da África do Sul. A coreografia busca representar a vida de Mandela não só como grande líder, mas como ser humano. Um exercício constante de transformar a raiva em ações potentes e não violentas.

2ª Semana Nelson Mandela
Dia 5 de julho, terça-feira, às 19h
Horário: terça-feira, 19h
Local: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3266-6188
Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc no dia do evento, a partir das 14h.


Caminhada Reflexiva Nelson Mandela

Dia 17 de julho, domingo, 9h30
Local: Praça da Liberdade, em frente a Capela Santa Cruz da Almas dos Enforcados até o Museu Afro Brasil
Entrada Franca

Oficina de Adinkras
Dia 24 de julho, domingo, das 11h30 às 13h
Local: Sesc Vila Mariana – Praça de Eventos
Entrada Franca

Vivência dos Sambas do Recôncavo Baiano
Dia 24 de julho, domingo, das 173h ás 14h30
Local: Sesc Vila Mariana – Praça de Eventos
Entrada Franca