A Índia conta a sua população em almas… em 2 de outubro de 1869, Porbandar (cidade banhada pelo Mar Arábico) veste seu traje de ninho para que uma “Grande alma” ali pouse farfalhando suas alegres asas … A Palas Athena prestou pelo quinto ano consecutivo, sua homenagem a Mahatma Gandhi.

Não lembramos apenas a data de nascimento do político que obrigou a poderosa Grã-Bretanha a se inclinar aos anseios de independência da colônia oriental, um feito conquistado através das atitudes de não-violência (Ahimsa) e da procura da verdade (Satyagraha). O motivo foi outro:
Gandhi mostrou que os homens jamais devem viver sem esperanças e sem um objetivo claro para as suas vidas – um ideal, se quiserem. Relembramos suas palavras: “Constatei que a vida persiste mesmo em meio à destruição e que deve, conseqüentemente, existir uma lei mais alta que a da destruição. Ora, se tal é a lei da vida, devemos aplicá-la em nossa existência diária. Onde houver conflito, onde houver oposição, triunfe através do amor. Através de tal método rudimentar coloco em minha vida esta lei.”
Programa
sexta-feira – 3/10 – 20h
Gandhi e a política
José Caruso
sábado – 4/10 – 20h
Gandhi e a fé
George Barcat
domingo – 5/10 – 17h
Gandhi e ele mesmo
Marcus Vinícius dos Santos