5ª Visita de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil

Às 0h30 min do 24 de novembro de 2021
Apresentação: Lia Diskin
Moderação: Elisa Kozasa

Vocação singular para o diálogo, Sua Santidade o Dalai Lama é uma das lideranças espirituais mais respeitadas do mundo. Segundo ele “A responsabilidade universal é a chave para a sobrevivência do humano e a melhor garantia para implementar os valores universais”. Mas como podemos implementar esses valores? Como alimentar a confiança no futuro e educar nosso coração para o novo milênio?

A Palas Athena apresenta o webinar “Educando o coração para o novo milênio – Uma fala de Sua Santidade o Dalai Lama para a juventude”. Em sua 5ª Visita ao Brasil, desta vez em formato digital, o webinar será transmitido pelo nosso YouTube e Facebook e contará com tradução simultânea para o português e o espanhol. Será transmitido ainda para o mundo inteiro em 12 outros idiomas.

Prêmio Nobel da Paz, foi testemunha das extensas e profundas transformações vividas ao longo do século passado, tendo promovido o diálogo entre Ciência e Espiritualidade ao convocar em 1987, em Dharamsala, Índia, um dos primeiros encontros entre biólogos, neurocientistas, médicos e físicos com monges e praticantes de meditação. O fruto dessa experiência inédita foi a criação do Mind and Life Institute, que realiza colóquios, seminários, pesquisas e estudos sobre a consciência, a mente e os efeitos da meditação na saúde integral da pessoa com os mais prestigiados cientistas do mundo.

No escopo da Educação sempre salientou a necessidade de cultivar os valores da convivência, pautados no respeito pelas diferenças e necessidades intrínsecas a uma dinâmica social justa que ofereça dignidade a todos.

Sua Santidade o Dalai Lama nasceu no Tibet e hoje vive na condição de exilado na Índia, na cidade de Dharamsala, onde organizou a comunidade dos tibetanos em exílio criando um centro pujante de cultura, estudo, pesquisa, arte e espiritualidade.


Essa atividade é gratuita.
Basta acessar o YouTube ou o Facebook da Palas Athena no dia da atividade
Youtube: Youtube.com/PalasAthenaBrasil
Facebook: https://www.facebook.com/associacaopalasathena



Sua Santidade, o XIV Dalai Lama, Tenzin Gyatso
, é o líder espiritual do povo tibetano. Em 1959, poucos anos após a invasão da chinesa do Tibete, foi forçado a fugir de sua terra natal e buscar asilo na vizinha Índia, onde vive desde então. Em 1989, foi-lhe conferido o Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento por sua luta não violenta pela independência de seu país; entretanto ele descreve a si mesmo como um simples monge budista. Sua singeleza e amizade comovem a todos que o encontram em suas conferências e viagens pelo mundo inteiro. Sua mensagem enfoca a importância da bondade, da compaixão e do perdão. Essa mensagem de sabedoria universal e de responsabilidade em relação a tudo o que vive é traduzida por Sua Santidade em práticas de cooperação inter-religiosa de respeito ao meio ambiente e de conduta responsável nos negócios, no governo e em outras esferas de atividade humana.
 

Apresentação
Lia Diskin – Formada em Jornalismo com especialização em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires. Detentora de inúmeras premiações, entre elas: o Prêmio por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz recebido na comemoração dos 60 anos da UNESCO; o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation (Índia) por sua contribuição na promoção dos valores gandhianos; o Prêmio Trip Transformadores 2010 e o Padma Shri Award (2020), concedido pelo Governo da Índia em reconhecimento pelo serviço na área de Trabalhos Sociais. Cofundadora da Associação Palas Athena e coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, uma parceria Palas Athena e UNESCO. Palestrante e criadora de inúmeros programas socioeducativos no Brasil e no exterior. Palestrante nas Nações Unidas na instalação do dia 2 de outubro como Dia Internacional da Não Violência. Autora e coautora de uma dezena de livros, entre eles: “Paz, como se Faz?”,  “Vamos Ubuntar? Um Convite para Cultivar a Paz” (UNESCO), “Cultura de Paz – Redes de Convivência” (SENAC) e o “Dicionário de Cultura de Paz”, lançado recentemente.

Moderação
Elisa Kozasa –  Primeira fellow do Mind and Life Institute da América Latina. É docente e pesquisadora na área de Neurociência e Comportamento, possui dezenas de artigos científicos publicados em revistas internacionais e colaborações com universidades de renome como a Harvard Medical School, University of Marburg e a University of Bern. Seus estudos abordam os efeitos de práticas contemplativas como meditação, yoga e tai chi, e os resultados de treinamentos em performance e práticas de bem-estar. É membro honorário da Força Aérea Brasileira. Foi treinada por Paul Ekman, Eve Ekman e Alan Wallace para ministrar o treinamento Cultivating Emotional Balance e formar instrutores deste programa. Diretora-presidente da Tibet House Brasil.