PAUSAR E RESPIRAR ∙ ESCUTAR E OBSERVAR ∙ CONTEMPLAR E REFLETIR

Live com Marcia Plessmanne Maria Helena Godoy Oliveira
 

Entre os muitos desafios que a vida contemporânea nos apresenta, um deles é pausar, dar um tempo. Lembrar o que muitas décadas atrás nos dizia Gandhi: “Há algo mais na vida do que ganhar velocidade”.

Você já se deteve em meio a uma situação conflitante, perturbadora? Experimentou refletir quando está excessivamente acelerado e/ou preocupado? Em momentos assim – e eles não são raros – pausar, fazer um intervalo, silenciar, poderá ser útil para considerar com clareza as inúmeras variáveis numa determinada situação aflitiva e, a partir daí, escolher a alternativa mais adequada, aquela que melhor beneficiará a todos e de forma mais duradoura.

Toda expressão de vida é caracterizada pelo pulsar, e em nosso corpo ficam evidentes as diástoles e sístoles do coração, o inspirar e expirar dos pulmões – o pulsar expressa a alternância constante entre movimento e repouso, atividade e pausa.

A natureza nos ensina que o tempo é um fator preponderante em tudo o que diz respeito aos seres vivos: do desabrochar de uma flor e da maturação de um fruto ao cozimento de um alimento, é preciso “dar um tempo”, oferecer a oportunidade de ser, aparecer e transformar.

É esse intervalo, essa pausa que ao sair da mera reatividade frente às situações cotidianas, permite abrir novos espaços para a regeneração e descoberta de possibilidades antes não percebidas. É também nessa pausa que se consolidam os propósitos acalentados para um conviver saudável e gratificante.

 


20 de junho de 2023 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


 

Marcia Plessmann – Graduada em Pedagogia com especialização em Administração de RH na FGV. Mestre em Educação e Currículo pela PUC-SP. Professora, coordenadora e diretora em instituições escolares públicas e privadas por mais de 25 anos. Integra a equipe de professores da Associação Palas Athena nos cursos de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas e em programas socioeducativos.

Maria Helena Godoy OliveiraFormada em Biologia pela PUC-CAMPINAS e professora de Yoga pós-graduada pela FMU. Master Practitioner em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Neurolinguística. Formada em Ética pela Palas Athena. Integra a equipe de professores da Associação Palas Athena no curso de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas e em programas socioassistenciais e socioeducativos.