Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /var/www/html/palasathena.org.br/web/gc/sql.inc.php on line 67 Palas Athena
Programação
A verdade que nos separa e a verdade que nos une [ON-LINE]

Com Ana Sofia Schmidt de Oliveira, Cássio Filgueiras, Rita Brant e Samuel de Jesus Pereira
21 de outubro a 11 de novembro de 2020, quartas-feiras, das 18h às 20h *

*As aulas serão on-line, ministradas através da plataforma Zoom.


1 - Apresentação do curso

A Verdade é uma ideia sedutora, pois sugere segurança e certeza num mundo em que as falsidades atrapalham a nossa vida e as dúvidas nos confundem. Na busca por segurança e certeza, porém, as verdades podem se impor de modo tirânico, acirrando conflitos, alimentando polarizações e dificultando a convivência.

Nesse curso, vamos refletir sobre o que nos une e o que nos separa, construindo em grupo uma ideia de verdade que seja um convite à convivência, à compreensão, ao diálogo. Assim, poderemos levantar a âncora representada por conceitos que nos prendem e imobilizam e içar as velas em que sopram os ventos da verdade que nos levam a navegar.

Ao longo de quatro encontros, traremos alguns conceitos teóricos e, utilizando a metodologia dos processos circulares, teremos também a oportunidade de compartilhar experiências pessoais com a verdade. Lembrando que a autobiografia de Gandhi tem por subtítulo a frase “Minhas experiências com a Verdade”, teoria e experiência se entrelaçarão.

Traremos também algumas reflexões inspiradas na história da filosofia. Observar como, ao longo da história do pensamento humano, as diversas concepções se sucedem, se enriquecem, se contradizem, num diálogo permanente, é uma atitude que abre o nosso campo de visão. Com isso, preparamos o terreno para o cultivo do amor ao conhecimento e à liberdade que ele proporciona. Essa “atitude filosófica”, que investiga com abertura e curiosidade aquilo que nos é dado como certo pela cultura, é um importante antídoto aos fundamentalismos.

Refletindo sobre os desafios postos à convivência pela polarização e pelas violências estruturais, falaremos também sobre a mediação de conflitos e a Justiça Restaurativa como espaços de transformação social e valorização da representatividade. Nesses espaços, pela construção do "terreno comum", cada pessoa aprende a ver a verdade do outro não como uma ameaça à sua própria verdade, mas como uma contribuição ao enriquecimento da vida, condição para o verdadeiro diálogo, conforme ensina Marshall Rosenberg.

E porque a verdade é plural, a representatividade é um valor fundamental nessa jornada. Assim, damos calorosas boas-vindas a todos e todas que quiserem estar conosco.

Desde a primeira edição, nossas reflexões sobre a verdade que nos une e a verdade que nos separa têm sido muito profundas e potentes e será uma alegria compartilha-las com você.

2 - Sobre a representatividade e as inscrições

Pedimos a leitura atenta deste texto
, salientando desde logo que não se trata de uma mera formalidade burocrática. Como você verá, é um convite a uma reflexão que parte da ideia da verdade como um processo de construção coletiva. Para ser sólida, essa construção precisa ter em seus alicerces a representatividade, a pluralidade das vozes que compõem nossa sociedade.

Assim, o nosso curso começa com esse convite de reflexão sobre o valor da representatividade. O que isso significa para você?

Para nós significa, desde o momento inicial de planejamento do curso, levar em conta duas necessidades:
a) a de fazermos um esforço para viabilizar a participação de todos e todas que queiram estar conosco nesse aprendizado comum; e
b) a de afirmar que a representatividade é fundamental para uma reflexão sobre a verdade calcada na ética, na consciência, na responsabilização, na construção de um sentido de comunidade.

Viabilizar a participação implica em tentar identificar e afastar alguns obstáculos. Se você pensa: “ah, esse curso é interessante, mas não tenho condições de pagar”, estamos falando de um obstáculo de ordem econômica. E se passa por sua cabeça algo como: “não costumo frequentar esse espaço, será que a Palas Athena é um lugar para mim?”, estamos falando de uma noção de pertencimento.

Pensando nesses dois tipos de obstáculos, das 30 vagas disponíveis, a metade ficará reservada a pessoas que se identificam com grupos mais sujeitos à vulnerabilidade e à exclusão decorrente das desigualdades sociais que ainda são uma realidade em nosso país. Ficam assim reservadas 15 vagas para garantir a participação plural. São todos muito bem-vindos e bem-vindas e muito importantes na composição do nosso “coral de verdades”.

Para afastar qualquer obstáculo de ordem econômica à sua participação, serão oferecidas bolsas com faixas variadas de desconto (de 20% a 100%). Encaminhe um email para toniavanacker@palasathena.org.br com a sua solicitação. Você é quem decide o percentual de desconto pretendido, com base na sua reflexão, na sua avaliação. Pagar pouco quando pode mais ou pagar mais quando pode menos são dois lados da mesma injustiça. Por isso o convite à reflexão sobre a sua verdade no momento da inscrição. Por fim, é também importante dizer que, com base no princípio da autorresponsabilização, não é necessária nenhuma comprovação para respaldar a sua opção de modalidade de inscrição.

Acreditamos que, expressando que a diversidade é um valor fundamental, dando as boas-vindas a todos e todas e cuidando das dificuldades de ordem econômica, estaremos construindo um bom caminho para conversarmos sobre a verdade.
 

 

 

 





 

DOCENTES

Ana Sofia Schmidt de Oliveira, Facilitadora de Justiça Restaurativa e Processos Circulares. Membro da Comissão de Justiça Restaurativa da OABSP. Especialista e Mestre em Direito Penal e Criminologia pela FADUSP. Foi Procuradora do Estado de São Paulo e Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Estadual de Solução Adequada de Conflitos de Natureza Disciplinar, Coordenadora Geral do Serviço de Assistência Judiciária ao Preso, Ouvidora Geral da Procuradoria Geral do Estado, Coordenadora de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e integrante da Comissão Internacional sobre Reforma Policial na Democracia. É autora do livro "A Vítima e o Direito Penal". Formação em Gestalt Terapia pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo. Formação pela Palas Athena nos Programas de Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso, e de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas. Formação em Processos Circulares com Kay Pranis. Formação em Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta.

Cássio Teixeira de Macedo Filgueiras, Advogado e mediador treinado pelo Centre Jeunesse de Montreal, Canadá. Especializado em Mediação Familiar pelo COGEAE – PUC SP, Coordenador da Prática de Mediação da Formação de Mediação da Palas Athena/ISA – ADRS, Coordenador Executivo do Fórum Nacional de Mediação – FONAME, palestrante em Conferências Internacionais, Jornada de Estudos Brasil Canadá e Novas Perspectivas em Mediação. 

Rita Brant é mediadora de conflitos e facilitadora de círculos de diálogo. Atua como mediadora privada e como mediadora judicial no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Atua, também, como instrutora da Oficina de Pais e Filhos oferecida pelo Conselho Nacional de Justiça. Acompanha, desde 2013, como monitora, a Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso da Associação Palas Athena em parceria ao Instituto de Soluções Avançadas ISA-ADRS da Professora Célia Passos.

Samuel de Jesus Pereira, Pedagogo, Arte-educador com especialização em Alfabetização e Letramento, Facilitador de Práticas de Cultura de Paz, Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos. Membro do GPEI (Grupo de Pesquisa em Educação Integral - PUC-SP), Professor da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Membro do Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela e da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS). Desenvolve trabalho de pesquisa e formação de grupos na área de Educação para Paz a partir das questões relacionadas à Prevenção de Violência, Arte e Inclusão Sociocultural, Mediação de Conflitos, Pedagogia da Convivência, Direitos Humanos e Justiça Restaurativa na Educação.
 


INSCREVA-SE


As aulas serão on-line, ministradas através da plataforma Zoom.
Após a inscrição, e uns dias antes do início do curso, você receberá o e-mail com as informações sobre como acessar a aula.


Inscrições até 6 de outubro às 13h ou até completarem as vagas.

2x R$ 130,00

 

 


 

Só é permitido comprar 1 unidade do curso por pessoa. Para inscrever outro aluno, finalize sua compra e repita o processo com os dados do outro aluno.

Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188


Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição on-line, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão