DOSSIÊ 

A busca constante dos fundadores da Palas Athena – Professores Lia Diskin e Basilio Pawlowicz – de pesquisar e aprofundar conceitos para a aproximação de culturas e a articulação de saberes, mantendo contato com intelectuais de sólida formação e pioneiros em suas áreas – motivou-os a convidar muitos pensadores brasileiros e estrangeiros para ministrar seminários e trazer, em primeira mão, ideias e conhecimentos que teriam grande repercussão no meio acadêmico nacional.

Citando alguns que realizaram Seminários Internacionais e tiveram livros de sua autoria publicados pela Palas Athena Editora: Edgar Morin, Xesús Jarez, Howard Zehr, Henri Atlan, David Adams, Marshall Rosenberg, Johan Galtung, Jean-Marie Muller, Humberto Maturana e o próprio Dalai Lama (em suas quatro visitas ao Brasil organizadas pela Palas Athena: 1992, 1999 2006 e 2011).

Diálogo (David Bohm), Transcender e Transformar – uma introdução ao trabalho de conflitos (Johan Galtung), As Máscaras de Deus (Joseph Campbell), Amar e Brincar – Fundamentos Esquecidos do Humano (Humberto Maturana e Gerda Verden Zoller), O Caminho é a Meta – Gandhi Hoje (Johan Galtung), Educar para a Paz em Tempos Difíceis (Xesús Jarez), O Princípio da Não Violência e Não Violência na Educação (Jean Marie Muller), entre muitos outros.

Conheça um pouco sobre cada um deles.

EDGARD MORIN

Edgar Morin

Um dos pensadores mais emblemáticos e importantes dos séculos 20 e 21, reconhecido internacionalmente como o fundador e o pensador mais destacado do Pensamento Complexo. Além de sua formidável cultura, de seus inumeráveis títulos de doutor honoris causa, há o legado inapreciável de suas publicações e desdobramentos de suas atividades educacionais transformadoras no mundo todo.

CONHEÇA

Ubiratan d’Ambrosio

Matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reconhecido mundialmente pela comunidade acadêmica por seus estudos na área de Etnomatemática, campo científico que discute sobre o ensino tradicional da matemática e como o conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos culturais.

CONHEÇA

Robert Walter

Presidente da Joseph Campbell Foundation. Atuou por dez anos como educador artístico e produtor, diretor e dramaturgo em peças na Broadway e alternativas, nos maiores teatros da região. Deixou essas atividades para publicar o Atlas Mitológico de Joseph Campbell. Ministra seminários e palestras sobre mitologia em várias partes do mundo.

CONHEÇA

Kay Pranis

Instrutora e facilitadora de Círculos de Construção de Paz no mundo todo. De 1994 a 2003 desempenhou, no Departamento Correcional de Minnesota, as funções de Planejadora de Justiça Restaurativa. Trabalhou com as lideranças de normas correcionais, da Polícia, dos Tribunais, de associações de bairro, comunidades religiosas e escolas…

CONHEÇA

Howard Zehr

Reconhecido mundialmente como um dos fundadores do movimento de justiça restaurativa. Profícuo escritor e editor, palestrante, educador e fotojornalista, Zehr ministra palestras internacionalmente e, como fundador do primeiro programa de reconciliação vítima-ofensor dos Estados Unidos, foi um dos pioneiros na defesa da ideia de tornar as necessidades das vítimas o elemento central na prática da justiça restaurativa. 

CONHEÇA

Johan Galthung

É um dos fundadores dos estudos modernos sobre a paz; atua como professor de Estudos para a paz e Teoria dos conflitos nas Universidades do Havaí, Witten/Herdecke, de Tromsoe e na Universidade Europeia da Paz, e prepara especialistas nessas áreas. Fundou e preside a Transcend, organização baseada na internet. Recebeu, entre outras distinções, o Right Livelihood Award, o Nobel alternativo da Paz, em 1987.

CONHEÇA

Michel Maffesoli

Eminente sociólogo francês, considerado criador da Sociologia do Imaginário e do Quotidiano. Professor de Sociologia na Universidade Sorbonne, diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ) e do Centro de Pesquisa sobre o Imaginário (CRI), em Paris.

CONHEÇA
Humberto Maturana

Humberto Maturana

Graduou-se em Medicina pela Universidade do Chile e em seguida estudou na Inglaterra e nos EUA, sendo Ph.D. em Biologia (Harvard, 1958). Como biólogo, seu interesse se orientou para a compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso, e também para a extensão dessa compreensão ao âmbito social humano. Foi professor da Universidade do Chile.

CONHEÇA
Marshall Rosenberg

Marshall Rosenberg

Cresceu no interior de Detroit, e conviveu diariamente com várias formas de violência. Determinado a estudar suas causas e como reduzi-la, cursou Psicologia, tendo obtido o doutorado em Psicologia Clínica em 1961. A comunicação Não Violenta evoluiu ao longo de sua busca por ensinar habilidades de pacificação. Trabalhou com ativistas dos direitos civis nos anos 1960 e passou a mediar conflitos…

CONHEÇA

Matthieu Ricard

Monge budista, intérprete do Dalai Lama e fotógrafo. Vive no Nepal, onde se dedica aos projetos humanitários da Associação Karuna-Shechen. É autor de “O monge e o filósofo” (com seu pai, Jean-François Revel), “A arte da meditação”, “Felicidade – A prática do bem estar”, “A revolução do altruísmo” e “Em defesa dos animais”.

EM BREVE

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

LivrosCursos