DOSSIÊ 

A busca constante dos fundadores da Palas Athena – Professores Lia Diskin e Basilio Pawlowicz – de pesquisar e aprofundar conceitos para a aproximação de culturas e a articulação de saberes, mantendo contato com intelectuais de sólida formação e pioneiros em suas áreas – motivou-os a convidar muitos pensadores brasileiros e estrangeiros para ministrar seminários e trazer, em primeira mão, ideias e conhecimentos que teriam grande repercussão no meio acadêmico, movimentos sociais e culturais do país.

Citando alguns que realizaram Seminários Internacionais e tiveram livros de sua autoria publicados pela Palas Athena Editora: Edgar Morin, Xesús Jarez, Howard Zehr, Henri Atlan, Marshall Rosenberg, Johan Galtung, Jean-Marie Muller, Humberto Maturana, Kay Pranis, Susan Bauer-Wu, Rajni Bakshi, Matthieu Ricard, Michel Maffesoli, Elisabeth Elliot, Satish Kumar e o próprio Dalai Lama (em suas quatro visitas ao Brasil organizadas pela Palas Athena: 1992, 1999 2006 e 2011).

Conheça um pouco sobre cada um deles.

EDGARD MORIN

Edgar Morin

Um dos pensadores mais emblemáticos e importantes dos séculos 20 e 21, reconhecido internacionalmente como o fundador e o pensador mais destacado do Pensamento Complexo. Além de sua formidável cultura, de seus inumeráveis títulos de doutor honoris causa, há o legado inapreciável de suas publicações e desdobramentos de suas atividades educacionais transformadoras no mundo todo.

CONHEÇA

Howard Zehr

Reconhecido mundialmente como um dos fundadores do movimento de Justiça Restaurativa. Profícuo escritor e editor, palestrante, educador e fotojornalista, Zehr ministra palestras internacionalmente e, como fundador do primeiro programa de reconciliação vítima-ofensor dos Estados Unidos, foi um dos pioneiros na defesa da ideia de tornar as necessidades das vítimas o elemento central na prática da Justiça Restaurativa. 

CONHEÇA
Humberto Maturana

Humberto Maturana

Graduou-se em Medicina pela Universidade do Chile e em seguida estudou na Inglaterra e nos EUA, sendo Ph.D. em Biologia (Harvard, 1958). Como biólogo, seu interesse se orientou para a compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso, e também para a extensão dessa compreensão ao âmbito social humano. Foi professor da Universidade do Chile.

CONHEÇA

Ismael Quiles

Padre Jesuíta e filósofo espanhol, desenvolveu seu trabalho intelectual e exerceu toda a sua docência na Argentina. Ingressou na Companhia de Jesus e estudou Filosofia no Colégio Máximo de Sarriá (Barcelona). Em 1932 foi enviado para a Argentina, onde foi professor na Universidade de San Miguel e reitor na Universidade de  El Salvador, Buenos Aires. 

CONHEÇA

Jean-Marie Muller

Professor, doutor e filósofo, é fundador e diretor do Instituto de Pesquisas sobre a Resolução Não Violenta de Conflitos (IRNC), que desde 1987 participa das reuniões da Secretaria Geral de Defesa Nacional do governo francês. Já visitou Brasil, Canadá, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Índia, Líbano, Nicarágua, Polônia, República do Tchad e Rússia. 

CONHEÇA

Johan Galthung

É um dos fundadores dos estudos modernos sobre a paz; atua como professor de Estudos para a paz e Teoria dos conflitos nas Universidades do Havaí, Witten/Herdecke, de Tromsoe e na Universidade Europeia da Paz, e capacita especialistas nessas áreas. Fundou e preside a Transcend, organização baseada na internet. Recebeu, entre outras distinções, o Right Livelihood Award – o Nobel alternativo da Paz – em 1987.

CONHEÇA

Kay Pranis

Instrutora e facilitadora de Círculos de Construção de Paz no mundo todo. De 1994 a 2003 desempenhou, no Departamento Correcional de Minnesota, as funções de Planejadora de Justiça Restaurativa. Trabalhou com as lideranças de normas correcionais da Polícia, dos Tribunais, de associações de bairro, comunidades religiosas e escolas.

CONHEÇA
Marshall Rosenberg

Marshall Rosenberg

Cresceu no interior de Detroit, e conviveu diariamente com várias formas de violência. Determinado a estudar suas causas e como reduzi-la, cursou Psicologia, tendo obtido o doutorado em Psicologia Clínica em 1961. A Comunicação Não Violenta, conhecida mundialmente como CNV, foi criada e transmitida por ele com o propósito de ensinar habilidades de pacificação, tanto no uso da palavra quanto na ação. 

CONHEÇA

Matthieu Ricard

Monge budista, intérprete do Dalai Lama e fotógrafo. Vive no Nepal, onde se dedica aos projetos humanitários da Associação Karuna-Shechen. É autor de O monge e o filósofo (com seu pai, Jean-François Revel), A arte da meditação, Felicidade – A prática do bem estar, A revolução do altruísmo e Em defesa dos animais.

CONHEÇA

Michel Maffesoli

Eminente sociólogo francês, considerado criador da Sociologia do Imaginário e do Quotidiano. Professor de Sociologia na Universidade Sorbonne, diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ) e do Centro de Pesquisa sobre o Imaginário (CRI), em Paris.

CONHEÇA
Rajni Bakshi - Palas Athena

Rajni Bakshi

Escritora e jornalista especializada em Economia. Graduada pela George Washington University e com mestrado pela University of Rajastan. Publicou inúmeros livros sobre cultura de mercado, economia do bem-estar, a nova economia, a redescoberta de Gandhi e cidadania pela paz.

CONHEÇA

Robert Walter

Presidente da Joseph Campbell Foundation. Atuou por dez anos como educador artístico e produtor, diretor e dramaturgo em peças na Broadway e alternativas, nos maiores teatros da região. Deixou essas atividades para publicar o Atlas Mitológico de Joseph Campbell. Ministra seminários e palestras sobre mitologia em várias partes do mundo.

CONHEÇA
Susan Bauer Wu

Susan Bauer-Wu

Pesquisadora e professora de enfermagem na Universidade da Virgínia, E.U.A. Com experiência clínica em oncologia, psiquiatria e cuidados paliativos, obteve seu doutorado em Enfermagem na Rush University em Chicago, e pós-doutorado em Psico-oncologia no Dartmouth-Hitchcock Medical Center em New Hampshire. É presidente do Mind & Life Institute, referência mundial no estudo e pesquisa das ciências contemplativas. 

CONHEÇA

Ubiratan d’Ambrosio

Matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reconhecido internacionamente pela comunidade acadêmica por seus estudos na área de Etnomatemática, campo científico que discute sobre o ensino tradicional da matemática e como o conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos culturais.

CONHEÇA

Xesús R. Jares

Catedrático em Didática e Organização Escolar na Universidade de A Coruña e pesquisador envolvido em várias iniciativas pela paz. Coordenou desde sua fundação, em 1983, os Educadores/as pela Paz da Nova Escola Galega. 

CONHEÇA

Dalai Lama

Sua Santidade, o XIV Dalai Lama, admirado no mundo todo, é o líder espiritual do povo tibetano. Em 1989, foi-lhe conferido o Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento por sua luta não violenta pela liberação do seu país. Sua mensagem enfoca a importância do amor, da compaixão e do perdão. Ela é de sabedoria universal e de responsabilidade em relação a tudo o que vive.

CONHEÇA

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

LivrosCursos