Um estudo científico brasileiro mostrou que a ioga traz benefícios cognitivos e afetivos palpáveis para quem a pratica.

O trabalho, conduzido por pesquisadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), preenche uma lacuna nos estudos sobre o impacto neuropsicológico da ioga.

Diferentemente do que ocorreu nas outras pesquisas, desta vez os pesquisadores escolheram voluntários saudáveis que não praticavam ioga.

Os cientistas conseguiram autorização para realizar uma atividade atípica para o grupo de 17 soldados que participaram do estudo: ao longo de um semestre, eles praticaram uma hora de ioga, duas vezes por semana. Outros 19 militares não participavam das aulas e serviram como grupo de controle.

Os militares foram avaliados no início e no fim do estudo. Foram aplicados testes de memória e formulários para averiguar o nível de estresse e outras condições psicológicas, bem como testes fisiológicos.

“Notamos uma melhora de 20% na memória de longo prazo nos militares que praticaram ioga”, afirma Rocha. “É um porcentual que indica um considerável ganho cognitivo.O cortisol (hormônio associado ao problema) presente na saliva diminuiu 50% no grupo da ioga.

Mistério. Os cientistas afirmam que os mecanismos neurofisiológicos responsáveis pela melhora cognitiva e afetiva ainda são desconhecidos.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,pratica-da-ioga-traz-beneficios-afetivos-e-cognitivos-aponta-estudo-brasileiro-,861250,0.htm