Programas e Projetos Socioassistenciais e Socioeducativos

A Associação Palas Athena do Brasil, é uma organização da sociedade civil com atuação preponderante na assistência social, que promove, agencia e incuba programas e projetos socioassistenciais e socioeducativos. Temos como missão, aprimorar a convivência humana por meio da aproximação das culturas e articulação dos saberes.

Com a Lei Orgânica da Assistência Social, executamos ações de assessoramento, defesa e garantia de direitos de forma continuada, permanente, planejada e gratuita, prestando serviços e efetivando programas voltados prioritariamente ao fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, além de oferecer formação e capacitação às equipes multidisciplinares de profissionais das redes socioassistenciais pública e privada, educação e saúde.

Desde o início das atividades, em 1972, os fundadores Lia Diskin e Basílio Pawlowicz, criaram dezenas de programas socioassistenciais que beneficiaram centenas de pessoas. Construímos soluções contextualizadas para as demandas das organizações sociais e promovemos ambiente e condições para que diferentes atores sejam mobilizados no planejamento de ações coletivas que fortaleçam práticas protetivas. Em nossas ações há investimento no aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos, por meio de formação, produção e disseminação de conhecimentos. Os encontros, acompanhamentos e materiais produzidos (publicações) são oferecidos gratuitamente.

Mantemos termos de cooperação com a Fundação CASA, a Supervisão de Assistência Social – SAS Pinheiros – da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e parcerias com organizações da sociedade civil, públicas e privadas.

Declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal, nossas ações são desenvolvidas com recursos provindos da sua autogestão, tendo em vista que não é subvencionada pelo governo, nem por entidades nacionais ou internacionais de quaisquer naturezas.

Conheça algumas de nossas ações em benefício da sociedade

Projetos Permanentes da Palas Athena

FÓRUNS DE CULTURA
DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA

Projeto coordenado pela Palas Athena, em cooperação com a Unesco, que busca inspirar a construção de um mundo justo, compassivo, sustentável e equânime para todos. Esta iniciativa começou em 1999 com a firme determinação de disseminar os 6 Princípios do Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não violência.

CONHEÇA

FUNDAÇÃO CASA
PROJETO GANDHI

Em parceria com Fundação CASA levamos para o ambiente interno da Fundação atividades socioeducativas permanentes  fundamentadas nos princípios do Programa Cultura de Paz e Não Violência transmitidos e vividos por Gandhi, sistematizados em sua vasta e exitosa experiência de muitas décadas para a conquista de direitos civis de pessoas e povos oprimidos.

CONHEÇA

MEDIAÇÃO DE CONFLITO
ATENDIMENTO GRATUITO

O Centro de Mediação Aplicada é um serviço-escola prestado a título gratuito que conta com a atuação e o acompanhamento de um mediador-docente experiente e sua equipe, engajados na pacificação social e promoção do entendimento entre as pessoas. Se você estiver em conflito, venha conhecer e participar de uma Mediação!

CONHEÇA

SECRETARIA MUNICIPAL
DE SAÚDE DE SÃO PAULO

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, desenvolve desde 2008 uma capacitação de instrutores de práticas atencionais e meditativas voltadas para funcionários que atuam nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde.

CONHEÇA

SUPERVISÃO DE ASSISTÊNCIA
SOCIAL DE PINHEIROS

“Cuidando da pessoa que cuida – o cultivo da saúde integral” é o projeto oferecido aos profissionais da Secretaria de Assistencial Social de Pinheiros, em São Paulo,  com duas turmas diferentes: Emoções e reatividade e Programa de Mindfulness para Saúde e Estresse.

CONHEÇA

VALORES DA
CONVIVÊNCIA

Programa é oferecido gratuitamente para Professores da rede pública de ensino e profissionais da Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Ao longo de um final se semana, eles têm a oportunidade de vivenciar 10h de workshops presenciais, conduzidos por uma equipe multidisciplinar de professores.

CONHEÇA

COALIZÃO INTER-FÉ EM
SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

Em 2015 alguns profissionais de diferentes origens começaram a idealizar a formação de um grupo para pensar possibilidades de apoio espiritual a pacientes. Assim se juntaram o Dr. Mario Peres, a Profa. Lia Diskin e o Cônego José Bizon. Desta reunião  surgiu a Coalizão Inter-fé em Saúde e Espiritualidade.

CONHEÇA

PROJETO NÉCTAR
REDE CULTURAL BEIJA-FLOR

Desde 2005 a Palas Athena e a Rede Cultural Beija-Flor tornaram-se parceiras para atividades educacionais e culturais de prevenção à violência, educação em ética, valores universais e capacitação para o desenvolvimento humano e a cidadania plena. Desde 2014 trabalhamos com os jovens de 13 a 16 anos e seus pais/tutores, no Projeto Néctar com oficinas teórico-vivenciais.

CONHEÇA

Semanas

A Associação Palas Athena realiza anualmente junto ao Sesc, em cooperação com a UNESCO, as Semana: Martin Luther King, Nelson Mandela e Gandhi. Desde o ano 2015 as Semanas são realizadas pela no Teatro do Sesc Vila Mariana, em correalização, e com o apoio do Sesc São Paulo.

O objetivo é apresentar perspectivas e bases da ética da convivência, que abraça a diversidade como fonte de riqueza e exige ultrapassar preconceitos e abrir novas perspectivas de inclusão social e equidade no atual cenário brasileiro.

MARTIN LUTHER KING

CONHEÇA

NELSON MANDELA

CONHEÇA

GANDHI

CONHEÇA

Saiba mais acessando nosso
Relatórios ou assistindo ao vídeo

Você pode apoiar estes projetos!

Para que possamos prosseguir e multiplicar esses projetos, precisamos de sua colaboração, frequentando nossos cursos, palestras e seminários, e adquirindo livros da Editora Palas Athena em nossa livraria. Você pode também dar sua contribuição tornando-se um associado doador.

SEJA UM ASSOCIADO DOADOR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

LivrosCursos