Walter Neves
Uma boa notícia está chegando para os interessados no estudo sobre a evolução humana – um dos campos mais fascinantes da ciência, tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral. Será lançado no dia 9 de maio “Assim Caminhou a Humanidade…”, o primeiro livro em português abrangendo desde as origens dos primatas, os primeiros passos bípedes, a expansão pelo mundo, até a explosão criativa que nos fez Homo sapiens com comportamento moderno.
O livro foi organizado por Walter Neves, Miguel Rangel e Rui Murrieta, todos do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH-USP), do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. “Fizemos uma obra com linguagem acessível, para atingir dois públicos: o público leigo, apaixonado pelo processo de hominização, e o público universitário, principalmente das áreas de Arqueologia, Antropologia e Biologia Evolutiva”, afirma o professor Walter, que é coordenador do LEEH. Ele destaca que o livro foi escrito “a partir de um curso de pós-graduação, em que os próprios alunos foram autores dos capítulos, e de imagens e fotografias derivadas da maior coleção de réplicas de hominínios fósseis da América Latina (a coleção Thomas Van der Lann)”.
Na introdução do livro, Reinaldo José Lopes, repórter e colunista da editoria de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo, escreve: “Assim Caminhou a Humanidade… explica de modo sucinto e claro não apenas o que achamos que sabemos sobre a gênese dos primatas e do homem moderno, mas principalmente como sabemos, dando a devida atenção aos métodos e à formulação cuidadosa de hipóteses que caracterizam toda forma de boa ciência. A linguagem dos capítulos, embora em nenhum momento abandone a precisão acadêmica, é compreensível para qualquer pessoa”.
O livro será lançado pela Palas Athena Editora, às 19h do dia 9 de maio (sábado), na Alameda Lorena, 355, em São Paulo, e contará com a palestra de um dos organizadores da obra, professor Rui Murrieta, do LEEH-USP, sobre “A Evolução da Complexidade Social”.
Sobre os organizadores
Walter Neves é Professor Titular do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, fundado em 1994. Tem formação e produção científica nas áreas de Arqueologia, Biologia Evolutiva, Antropologia e Paleontologia. Desde o início de sua carreira, dedica-se à divulgação científica para o grande público. É autor, entre outros, de “O Povo de Luzia” (Editora Globo) e “Um esqueleto incomoda muita gente” (Editora UNICAMP). No momento, dedica-se ao estudo da origem do homem no continente americano e à saída do gênero Homo da África.
Miguel José Rangel Junior é Doutorando do Laboratório de Neuroanatomia Funcional do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e é Bacharel em Ciências Biológicas também pela USP. Atualmente, estuda bases neurais dos comportamentos sociais em roedores, especificamente derrota social e agressão em ratos machos e vias de formação de memória que envolvem o hipotálamo e o tálamo.
Rui Murrieta obteve Licenciatura Plena em História na Universidade Federal do Pará, em 1990. Graduou-se Mestre em Antropologia em 1994, pela Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos. Em 2000, obteve o grau de Doutor, também em Antropologia, na mesma instituição. Atualmente, é Professor Doutor no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva no Instituto de Biociências da USP. Tem desenvolvido pesquisa na área de Antropologia Evolutiva, com ênfase em adaptação humana à floresta tropical. Nos últimos anos, iniciou pesquisa sobre a Ecologia Histórica do Vale de Lambayeque, na costa norte do Peru, com foco na domesticação e na sua relação com a evolução da complexidade emergente na região
FICHA TÉCNICA
Título: Assim caminhou a humanidade
Editora: Palas Athena
Gênero: Antropologia
Capa: Brochura
Preço: R$ 58,00
Número de páginas: 320 páginas
Formato: 16×23
ISBN: 978-85-60804-25-2
Deixar Um Comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.