VÍDEO DE TRIBUTO AO LÍDER PACIFISTA

Na 6ª Semana Martin Luther King (abril de 2009) a Associação Palas Athena do Brasil compartilha este vídeo do lider e educador da conquista pelos direitos civís pela estratégia da não-violência.

Segue abaixo a tradução do trecho do último discurso de Martin Luther King proferido no dia 03 de abril de 1968 (um dia antes da sua morte.), inserido no vídeo.

“Temos alguns dias difíceis pela frente. Mas realmente não importa para mim agora. Porque cheguei ao topo da montanha. Não vou pensar. Como todos, gostaria de viver uma vida longa. Longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isso agora. Só quero fazer a vontade de Deus. E Ele permitiu-me ir até a montanha. E olhei além, e vi a Terra Prometida. Posso não chegar lá com vocês, mas quero que saibam esta noite que somos um povo que vai chegar à Terra Prometida. Então estou feliz esta noite. Não estou preocupado com nada. Não estou temendo qualquer homem. Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor.”

Créditos
Idealização: Luiz Henrique Góes
Edição: Clipe Produções
Fotos e trechos de vídeos: extraídos da Web
Trilha sonora: The Rainmaker, faixa 1 do albúm The Power of One

Abertura da 6ª Semana Martin Luther King
03/ abril/ sexta-feira / 19h30 – entrada franca
A CASA MUNDIAL
com João Signorelli, ator, apresentador do conhecido monólogo Gandhi, um líder servidor

  • participação de Luiz Henrique Góes

    Local: Palas Athena
    Rua Leôncio de Carvalho, 99 – Paraíso – São Paulo/SP

    Tel.(11) 3266-6188

    A Semana Martin Luther King é um espaço para refletir sobre as consequências negativas da intolerância, discriminação, segregação, racismo e todos os comportamentos que, ao longo da história, legitimaram a exclusão. Estas consequências não atingem apenas as vítimas, mas também os agressores e as comunidades onde se encontram.
    A Semana Martin Luther King é também ocasião para celebrar os saudáveis avanços conquistados nas últimas décadas, quando se criaram metodologias para expressar indignação e promover reparação e dignidade. Na base destes avanços está, sem dúvida, o alicerce oferecido pela difusão dos Direitos Humanos.Com esse propósito, convidamos você, organizações e comunidades do Brasil todo para criar, ao longo do mês de abril de 2009, espaços de promoção do convívio e da cidadania, alinhados com os princípios e valores que inspiraram a ação não-violenta e os sonhos do líder da conquista pelos direitos civis de pessoas e povos oprimidos.

    Onde realizar?
    No lugar em que você está.

    Quando?
    Durante o mês de abril, na data mais conveniente para a sua comunidade.

    Quem?
    Você e todos aqueles que desejarem participar ativamente da construção de compromissos com a não-violência.

    Como?
    Com ações e iniciativas pautadas na cooperação, simplicidade, diálogo e convivência.

    Solicitamos às organizações, escolas, centros, empresas e movimentos sociais que quiserem aderir à realização da 6ª Semana Martin Luther King que nos enviem a informação de suas atividades.

    Como subsídio conceitual dos princípios orientadores desta realização reunimos textos, frases e breve histórico de Martin Luther King que se encontram disponíveis para donwload nesta página e apresentamos abaixo sugestões de atividades.

    Contamos com sua co-inspiração e criatividade para difundir as referências da ação afirmativa de Martin Luther King, sintonizada com a grande sabedoria africana do conceito de Ubuntu: Somos o que somos por tudo aquilo que todos somos.


    SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

    Vamos Ubuntar? Um convite para cultivar a paz
    Nas páginas deste guia, de autoria de Lia Diskin, há sugestões para educadores e demais profissionais da área trabalharem em sala de aula os princípios, diretrizes e valores da cultura de paz. Veja também as páginas 58 a 61.
    Esta publicação está disponível para download em:
    http://unesdoc.unesco.org/images/0017/001785/178540por.pdf
    Coleção Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz
    UNESCO, com o apoio da Fundação Vale

    Video-diálogo
    Estratégias não-violentas para a resolução de conflitos raciais e conquista de direitos civis
    Exibição do episódio 2 do video Uma Força Mais Poderosa – Um Século de Conflitos Não-violentos.
    Documentário dirigido por Steve York, exibido pelo Canal GNT desde 2001. Narrado pelo ator Ben Kingsley, o programa – inspirado no livro Strategic Nonviolent Conflict, escrito em 1994 por Peter Ackerman e Christofer Kruegler – faz uma análise rica e bem documentada sobre os planos e estratégias que contribuíram para que movimentos não-violentos conseguissem acabar com ditaduras e assegurar os direitos humanos de povos oprimidos.
    O episódio 2 apresenta a resistência pacífica de Gandhi que chegou como forma de ação nos Estados Unidos pelas mãos do reverendo James Lawson Jr., que estudou suas técnicas para aplicar na cidade de Nashville, no Tenesse, palco de um dos maiores conflitos raciais dos anos 60.
    [Extraído e adaptado do artigo “Estratégia de Paz”, de Anselmo Cheré, revista NET TV, dezembro de 2001].

    Diálogos
    Pautados no pensamento de Martin Luther King, visam promover reflexão sobre seu legado, as múltiplas articulações que adquiriu com as contribuições de seus seguidores e a capacidade mobilizadora que ainda tem para desvendar intolerâncias, discriminações, exclusões, que se incorporaram em nossa mente e atitudes, inviabilizando o reconhecimento de uma origem e destino comum na trajetória humana.
    Esse pensar revela nossa intolerância e por outro lado nos capacita a dar conta disso. Não há como fazer frente ao racismo sem essas habilidades.
    Para essa atividade podem ser utilizados o episódio 2 em video de Uma Força Mais Poderosa, frases de Martin Luther King, extraídas do texto A Casa Mundial, e trechos de seu mais famoso discurso, Eu Tenho Um Sonho.

    Espaço de expressão
    O cálice da paz
    Preenche-se o cálice da paz com as “cores” mais variadas de nossos votos, pensamentos, sentimentos e reflexões. Cada pessoa consagra o melhor de si a esse cálice, representando com arte aquilo que quer deixar no altar da vida. O cálice é um símbolo – um elemento artístico, de qualquer natureza – que possa receber frases, desenhos, votos e reflexões nutridas pela convivência em torno do legado de Martin Luther King e aquilo que ele organiza e desperta em nós, para ser depois compartilhado por todos os participantes desse espaço expressivo e “nutritivo”.

    Trabalhando o símbolo
    A paz está em nossas mãos
    O símbolo da Cultura de Paz são as mãos entrelaçadas, que representam a troca e o entendimento. Podem ser vistas também como continentes que se abraçam, ou a fusão de pessoas, grupos, vilarejos, a união de norte e sul, a integração das várias culturas, que “se dão as mãos” no mais universal de todos os gestos de paz.
    Em azulejo ou papel pintamos com suas cores essa figura, compondo uma pausa estética e inspiradora. O símbolo e suas cores encontram-se no site www.comitepaz.org.br.

    Símbolos africanos
    A herança artística da África revela em símbolos gráficos valores civilizatórios de respeito à vida, diálogo, cooperação, acolhimento, interdependência, solidariedade e parceria. Jogos, oficinas, dinâmicas e outras artes e atividades podem utilizá-los para as mais variadas criações.

    Caminhada silenciosa
    Caminhamos evocando a Marcha sobre Washington liderada por Martin Luther King, que em 1963 colocou mais de 200 mil pessoas nas ruas – ocasião em que proferiu seu mais impactante discurso Eu Tenho Um Sonho. O mundo nunca mais foi o mesmo – o sonho da igualdade despertou sonhadores em todas as partes: África, Índia, Europa e Américas, e é importante continuar a alimentar esse sonho até se tornar absoluta realidade.

    Plantio de árvores e serviços comunitários
    É tradição realizar serviços comunitários para homenagear Martin Luther King. Plantar árvores em grupos de voluntários para honrar o cultivo dos valores desse homem inesquecível é uma prática usual em algumas partes do mundo.